quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

CAROTENO X BRONZEADOR

OLÁ PESSOAL!!!!!!!!
Voltamos às lindinhas fórmulas !Acima um caroteno em sua plena forma física e química!
Como estamos em pleno verão e calor total, tem muita gente querendo se bronzear!
Mas como obter a cor certinha e bonitinha?
O beta-caroteno é um dos mais de 600 caratenóides existentes na natureza conhecidos. Os caratenóides são os pigmentos que vão do amarelo ao vermelho e que estão distribuídos generalizadamente entre as plantas. Cerca de 50% destes podem potencialmente fornecer atividade de vitamina A, sendo assim referidos como caratenóides de provitamina A. O beta-caroteno é a mais abundante e a mais eficaz provitamina A nos nossos alimentos.
Em teoria, uma molécula de beta-caroteno pode ser clivada em duas moléculas de vitamina A. No entanto, no interior do corpo, o beta-caroteno é apenas convertido parcialmente em vitamina A sendo o resto é armazenado. Além disso, a proporção do beta-caroteno convertido para vitamina A no corpo é controlado pelo estado de vitamina A e como tal não pode causar a toxicidade da vitamina A nos humanos. Provas disponíveis atualmente sugerem, que para além de ser uma fonte segura de vitamina A, o beta-caroteno desempenha vários papéis biológicos importantes que podem ser independentes do seu estado como provitamina.
Principais fontes na natureza
As melhores fontes de beta-caroteno são os vegetais e frutas de forte tom amarelo/laranja e os vegetais de folhas verde escuras:
Vegetais amarelos/laranja – cenouras, batatas-doces, abóboras.
Frutas amarelo/laranja – alperces, meloas, papaias, mangas, carambolas, nectarinas, pêssegos
Vegetais de folhas verde escuras – espinafres, brócolis, endívias, couve, chicória, escarola, agriões e as partes verdes de linho, nabos, mostarda, dente de leão.
Outras boas fontes vegetais e frutas – abóbora menina, aspargos, ervilhas, ameixas.
O conteúdo em beta-caroteno de frutas e vegetais pode variar dependendo das estação e do grau de amadurecimento. A biodisponibilidade do beta-caroteno a partir das frutas e vegetais, depende do método de preparação antes da ingestão. Assim, quaisquer indicações relativas ao conteúdo em beta-caroteno dos alimentos são, deste modo, apenas valores aproximados.
Na pequena lista seguinte, o conteúdo em beta-caroteno é dado por 100g de substância ingerível.
Vegetais: cenouras (6,6mg), agriões (5,6mg), espinafres (4,9mg), brócolis (1,5mg), Frutas: mangas (2,9mg), melões (2,0mg), alperces (1,6mg), pêssegos (0,5mg).
O principal pigmento presente no leite é o caroteno, que pode chegar a conferir coloração amarelada ao leite.
Sua fórmula química é C40H56, sendo um hidrocarboneto lipossolúvel.
E o que o bronzeado tem a ver com isso?
A cor bronzeada deve-se à oxidação, causada pelos raios de sol, em um pigmento existente na pele, chamado melanina.
A melanina é sintetizada a partir de um aminoácido , a tirosina , por ação da tirosinase, através de inúmeras reações químicas.
A oxidação que ocorre tem a finalidade de proteger as células de reprodução da pele, localizadas em camadas mais inferiores.
Para um bronzeado mais eficaz:
Uso de estimuladores da produção de melanina (iniciar uso 1 mês antes): comer frutas, legumes e verduras amarelos ou vermelhos ; fazer gomage e usar cremes com unipertan, tyrosilane C , unitan , óleo de cenoura , óleo de urucum , dihidroxiacetona , eritrulose.
OLHA O BRONZEADO LARANJA, AÍ GENTE!!!!!!!!!
XQUÍMICA VERSÃO MELANINA!
(fontes:http://www.portalsaofrancisco.com.br;fcfar.unesp.br;www.vitaminas.bayer.pt)

Nenhum comentário:

Arquivo do blog