segunda-feira, 30 de agosto de 2010

MUNDINHO FASHION

( imagem:http://www.ecofashionworld.com)
ALÔ PESSOAL!
Quem adora o mundinho fashion deve ler a reportagem que saiu ontem no Estado de São Paulo.
Vou fazer um resumo, mas se interessar, procure no estadao on line.
FIT- ( Fashion Institute of Technology) exibe até 13 de novembro a exposição :Eco fashion- Going Green - um aspecto da moda invisivel nas passarelas e vitrines: o impacto do seu ciclo de produção no meio ambiente.
Intercala métodos contemporaneos de moda verde com práticas usadas desde o século 18.
Uma das maneiras mais responsáveis de fazer moda ecológica é a reutilização de tecidos .
Fibras naturais como o algodão, são cultivadas com enorme quantidade de produtos químicos.
Hoje já é possível cultivar o algodào orgânico( foto acima) e além dele, outros tecidos produzidos a partir do bambu ( cultivo mais rápido e mais barato) e lã organica , em substituição ä dos carneiros sujeitos a banhos ou injeções de pesticidas.
O tingimento que passou a ser feito com tintas sintéticas a partir do século 19, é um grande colaborador na poluição da água e do ar, causando desde irritaçào da pele a envenenamento por inalação de pó e gases.Uma sugestão já empregada, é o tingimento natural, feito com folhas, raízes e ervas diversas.
O uso do couro dos animais é nocivo aos humanos.A pele do bicho é curtida com cromo,metal pesado que não se decompõe na natureza eervas diversas. sulfetos altamente tóxicos.A opção sintética é produzida com petroquímicos que também não são biodegradáveis.
Há uma tendência mundial em direção ao respeito ao cultivo, transporte de peças prontas e a valorização e ofícios como costureiras e bordadeiras.
Assim a quantidade de roupas compradas e descartadas forma um volume impossível de ser sustentado.
É BOM VOCE PENSAR NA SUA PRÓXIMA COMPRA!

Nenhum comentário:

Arquivo do blog