terça-feira, 15 de junho de 2010

BIODIVERSIDADE

ALÔ PESSOAL!
Brasil x Coréia está rolando lá na África do Sul, e eu nào estou gostando desse jogo!!!!! A Coréia está atacando muito, o que está acontecendo???
Mas com jogo ou sem, vamos a biodiversidade!
Vou reescrever alguns trechos da entrevista de Pavan Sukhdev ( indiano, economista senior do Deutsche Bank que foi convidado para coordenar o projeto chamado "TEEB"- economia dos ecossistemas e da biodiversidade) , publicada pela "Veja" em 9/06/2010.
Qual o custo da destruicão da natureza?
A perda anual representa representa entre 2,5 trilhões e 4,4 trilhões de dólares.Nessa conta está incluida apenas a destruicão das florestas, dos mananciais e da vegetacão dos mangues. o cálculo foi feito com base no valor atual dos servicos que esses recursos naturais prestam ao homem, como ar puro, água doce, produtos florestais, turismo ecológico, potencial biológico das espécies, prevencào de inundacòes e controle de secas.
Quem mais perde com os danos ao ambiente?
Há quem pense que a defesa ambiental é um luxo para os ricos. A realidade é o oposto. A protecào da biodiversidade é uma necessidade para os pobres, principalmente os da zona rural.
Essa necessidade se explica porque os pobres nào tem riquezas acumuladas e sobrevivem dos benefícios diretos das florestas, dos recursos hídricos e do solo.
Se continuarmos no atual ritmo de destruicão ambiental em 2050 o prejuízo será equivalente a 7% do PIB mundial.
Pode ser pouco em relacão à riqueza global, mas é muito se comparado aos benefícios e ao sustento que a natureza proporciona às famílias dos agricultores pobres.
Então o mau uso dos recursos causarão prejuizos entre 50% e 80% da renda dos pobres.
Os empresários também podem ser prejudicados pela devastacão ambiental.
Se uma empresa atua no setor agrícola, pode ter gastos elevados com fertilizantes e até perder a capacidade de produzir em determinada região se houver escassez de água causada pelo mau uso.
XQUIMICA MOSTRANDO QUE SUSTENTABILIDADE É COMPLEXA!

Nenhum comentário:

Arquivo do blog