quarta-feira, 7 de abril de 2010

GRAFENO - NOVA GERAÇÃO DA NANOTECNOLOGIA



(imagens e texto:http://lqes.iqm.unicamp.br )


ALÔ PESSOAL!!!!!!

como prometido aqui está o grafeno .
Quem é ele?
Grafeno, uma nova forma de carbono - descoberta, há dois anos, pelo físico Andre Geim -, com a espessura de apenas um átomo.
As formas comuns do carbono são a grafite (onde os átomos são arranjados em "folhas" ligadas entre si por ligações fracas, o que explica suas propriedades lubrificantes) e o diamante (no qual os átomos formam uma estrutura cristalina regular e muito resistente). Os cientistas compararam o arranjo atômico do grafeno à tela de um galinheiro, mas apresentando uma leve ondulação em sua espessura, reforçando, assim, sua estrutura.


Já há muita coisa sobre o grafeno. Esse material, composto de um único plano de um cristal de grafite e que tem, portanto, a mesma estrutura reticular de um nanotubo desenrolado, partilha um grande número das propriedades mirabolantes dos nanotubos de carbono, e notadamente a mobilidade eletrônica a mais elevada, à temperatura ambiente, entre todos os materiais conhecidos.
Essas propriedades fazem das estruturas à base de carbono componentes ideais para as aplicações nos circuitos de alta freqüência.
Além disso, a estrutura intrinsecamente bidimensional do grafeno o torna especialmente adaptado à fabricação de componentes eletrônicos e de circuitos integrados, utilizando os procedimentos planares familiares à indústria dos semicondutores."Nossa pesquisa coloca o grafeno como o material mais forte já medido, cerca de 200 vezes mais forte do que o aço estrutural," diz o pesquisador James Hone. "Seria necessário um elefante, equilibrado sobre a ponta de um lápis, para quebrar uma folha de grafeno "!

E DEPOIS DIZEM QUE A QUÍMICA NÃO É LINDA!
É MARAVILHOSA, GRANDIOSA E BAZINGA!

4 comentários:

Victor disse...

Não consigo lembrar o comentário do Sheldon sobre o grafeno =/
Será que o grafeno pode ser usado na estrutura por exemplo de um vidro blindado? Seria útil não é?

XQUIMICA disse...

OI, Victor!
Foi no penúltimo episódio em que o Sheldon "surtava" por não conseguir descobrir a estrutura do "grafeno"!
Como forma nanotubos, creio que possa ser usado em vidros blindados, mas o foco é substituir o silicio em chips de computadores, tornando-os muito menores e mais eficientes...
abraços!

Anônimo disse...

Bom dia, no dia 07/07/2013 assisti
reporgem sobre o GRAFENO na TV aberta.
Incrível o que foi dito sobre esta descoberta "invisíbilidade" noteboock flexiveis e hipervelocidade na transmisão de dados.
E já mencionado aqui mais resistente que aço.

XQUIMICA disse...

Obrigada por acessar o XQUIMICA!
Muitas das postagens feitas aqui só serão reveladas no futuro, como a capa da invisibilidade do Harry Potter!

Arquivo do blog