quarta-feira, 7 de outubro de 2009

CÓDIGO DE BARRAS : PARABÉNS PELO SEU DIA!

ENTÃO PESSOAS! HOJE É O ANIVERSÁRIO DO CÓDIGO DE BARRAS! VEJA COMO ELE É MONTADO ! ACIMA VOCE TEM A PALAVRA "WIKIPÉDIA" ESCRITA NESSE CÓDIGO.
Código de barras é uma representação gráfica de dados que podem ser numéricos ou alfanuméricos dependendo do tipo de código de barras utilizado. A decodificação (leitura) dos dados é realizada por um equipamento chamado scanner que emite um raio vermelho que percorre todas as barras. Onde a barra for escura a luz é absorvida, e, onde a barra for clara (espaços) a luz é refletida novamente para o scanner reconhecendo os dados que ali estão representados. Os dados capturados nesta leitura são compreendidos pelo computador, que por sua vez converte-os em letras ou números humano-legíveis.

O código EAN/UPC é um sistema internacional que auxilia na identificação inequívoca de um item a ser vendido, movimentado e armazenado, sendo o EAN-13 o mais conhecido e utilizado mundialmente. A estrutura numérica do código (que geralmente fica abaixo das barras) representa as seguintes informações (tomando como exemplo o código 7898357417892):
os 3 primeiros dígitos representam a o prefixo da organização responsável por controlar e licenciar a numeração no país; 789 representam o Brasil;
os próximos dígitos, que podem variar de 4 a 7, representam a identificação da indústria dona da marca do produto; no exemplo é 835741 (6 dígitos);
os dígitos 789 representam a identificação do produto determinado pela indústria;
o último dígito 2 é chamado de dígito verificador, auxilia na segurança da leitura.
No total o código EAN-13 deve ter 13 dígitos. Vale ressaltar que os números da empresa variam de empresa para empresa, os números que identificam o item variam de item para item e o dígito verificador deve ser recalculado a cada variação na numeração. Existem outros tipos de códigos padrões para diversas aplicações.
DA PRÓXIMA VEZ QUE COMPRAR , LEIA O CÓDIGO E VÊ SE CONSEGUE DECIFRAR ALGUMA COISA...
.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog