sexta-feira, 4 de setembro de 2009

PRÉ SAL: O QUE É ISSO???????


Quem está ligado nos noticiários já deve ter ouvido muito sobre as discussões de "quem fica com o dinheiro do pré- sal".
Mas o que é o "pré-sal"?
A chamada camada pré-sal é uma faixa que se estende ao longo de 800 quilômetros entre os Estados do Espírito Santo e Santa Catarina, abaixo do leito do mar, e engloba três bacias sedimentares (Espírito Santo, Campos e Santos). O petróleo encontrado nesta área está a profundidades que superam os 7 mil metros, abaixo de uma extensa camada de sal que, segundo geólogos, conservam a qualidade do petróleo .

Só há uma coisa: não há tecnologia disponivel para retirar esse petróleo! Não agora!
Pesquisas extensas devem ser feitas, material de perfuração inventado( brocas com capacidade de perfurar todo o bloco)

De acordo com o proposto pelo governo, outras empresas poderão entrar nesse mega negócio da exploração, mas isso acarreta em dividir o bolo,já que estimativas apontam que a camada, no total, pode abrigar algo próximo de 100 bilhões de boe (barris de óleo equivalente) em reservas, o que colocaria o Brasil entre os dez maiores produtores do mundo.

Petrobras, uma das empresas pioneiras nesse tipo de perfuração profunda, porém, não sabe exatamente o quanto de óleo e gás pode ser extraído de cada campo e quando isso começaria a trazer lucros ao país...
Esperar para ver!!!!!!!!!!( texto baseado no Folha on line)(foto- Globo on line)



Nenhum comentário:

Arquivo do blog