sexta-feira, 14 de agosto de 2009

TECNÉCIO- O METAL DE TRANSIÇÃO


Olá, pessoal!!!!!! Estou de volta!

Na minha mesa de trabalho tem uma tabela periódica e às vezes eu fico olhando para ela e encano com algum elemento: aí eu procuro saber tudo a respeito do dito cujo, inclusive como ele é ao vivo e a cores( se possível!)

Hoje vou falar do tecnecio (technetium) é um elemento químico de símbolo Tc de númer atômico 43 (43 prótons e 43 elétrons) e de massa atomica igual a 98 g/mol. À temperatura ambiente, o tecnécio encontra-se no estado sólido.
Está colocado no grupo 7 (7B) da classificação periódica dos elementos. Trata-se de um metal de transição, cinza prateado, radioativo, sendo obtido de forma sintética, através do bombardeamento do molibdenio( outro na minha lista !)
Sua principal aplicação é em medicina nuclear, em técnicas de diagnóstico.

O tecnécio poderia apresentar várias aplicações como, por exemplo, em aços protegendo-os da corrosão, porém devido a problemas com a sua produção (em reatores nucleares), estas aplicações são muito limitadas.
Em medicina nuclear são empregados compostos com o isótopo 99mTc como radiofármacos (ou radiotraçadores). Como seu período de desintegração é de 6 horas tem-se tempo adequado para que se acumule no órgão que se quer estudar e, por outro lado, não permaneça muito tempo no organismo.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog