terça-feira, 28 de julho de 2009

VOLTANDO!!!!!!!! SPRINKLERS!

COM ESSE NOME ATÉ PARECE QUE ESTOU GRIPADA! Férias merecidas e aproveitadas!
Então, pessoal, estou voltando!!!!!!!!!!A foto acima não foi tirada nas férias, aliás agradeço ao dono dela, mas este aparelhinho estava no meu quarto do hotel!
E adivinhem????? Comecei a imaginar como ele funciona !
Verdade, mesmo!
Fui procurar, não é? o nome desse aparelho é sprinkler!
Então fiquei sabendo que este "vermelhinho"no meio dele é um líquido sensor que está dentro de uma ampolinha que tapa um buraco.
Quando a temperatura sobe a 63°C ( ou menos ou mais, depende do aparelho) o líquido dilata, a ampola estoura e o buraco dá passagem para a água que jorra pelo chuveirinho!Muito inteligente!!!!!!!tem química aí, gente!

2 comentários:

Anônimo disse...

O tal "líquido sensor" é apenas água com um corante para determinar a classe de temperatura. O que vai determinar o ponto de abertura é o tamanho da bolha de ar que tem dentro da ampola. Quando maior a bolha, maior a temperatura necessária para o rompimento da ampola.

XQUIMICA disse...

Obrigada pela informação!Fica registrado!
Obrigada por acessar XQUIMICA!

Arquivo do blog