quarta-feira, 19 de outubro de 2016

DESLOCAMENTO DE EQUILÍBRIO- COMO RESOLVER EXERCÍCIOS SOBRE O ASSUNTO!

ALÔ PESSOAL!!!
A postagem sobre Equilíbrios Químicos é uma das mais acessadas.
Então, continuaremos falando agora  sobre deslocamento de equilíbrio.
Primeiro uma noção básica, depois, resolver exercícios!


DESLOCAMENTO DE EQUILÍBRIO

Princípio de Le Chatelier- é o que explica o ajuste que o sistema em equilíbrio faz, quando há alguma alteração. Tendência em se reorganizar e formar um novo equilíbrio.



Quando um fator externo atua sobre um sistema que se encontra em equilíbrio, esse sistema responde a qualquer ação exercida pelo agente externo com um deslocamento que favoreça estabelecer um novo equilíbrio.
Preste atenção: as constantes de equilíbrio não serão iguais, se houve alteração na quantidade das substancias envolvidas. Será um novo equilíbrio, mas não necessariamente com o mesmo valor numérico.


Fatores que influenciam o deslocamento do equilíbrio químico:
  1. Concentração - o aumento da concentração de uma espécie em um sistema fará esses sistema se deslocar para o lado oposto. Ou seja, se colocou mais reagentes, irão se formar mais produtos para alcançar um novo equilíbrio.
  2. Temperatura - o aumento da temperatura favorece o sentido da reação endotérmica, porque essa absorve calor.
  3. Pressão – o aumento da pressão sobre um sistema em equilíbrio, provocará diminuição do volume, o que provoca o deslocamento para o sentido que ocupa menor volume molar gasoso.( veja o número de mol  formado na frente das substancias)
  4. .Catalisadores não promovem deslocamento dos sistemas químicos, apenas propiciam um aumento de sua velocidade, possibilitando que o equilíbrio seja atingindo com maior rapidez
 Agora no exercício:


1- (UNICAMP) A reação de transformação do dióxido de carbono em monóxido de carbono, representada pela equação a seguir, é muito importante para alguns processos metalúrgicos.
C(s) +CO2(g) ⇌2CO(g)  ∆H=174kJ/mol de carbono
A constante de equilíbrio desta reação pode ser expressa, em termos de pressões parciais, como: Kp=p2(CO)/p(CO2). Qual é o efeito sobre este equilíbrio quando:


a) adiciona-se carbono sólido?
 Adição de C(s) não altera o equilíbrio, pois, NO SÓLIDO a concentração é constante. Observe que na constante de equilíbrio Kp ( em termos de pressões parciais), não tem carbono sólido.
b) aumenta-se a temperatura?
Equilíbrio desloca-se para a direita, pois o aumento de temperatura, desloca o equilíbrio no sentido da reação endotérmica (∆H >0).A variação de entalpia é positiva, logo, a reação absorve calor. Um aumento de temperatura favorece a reação direta.
c) introduz-se um catalisador?
Adição de catalisador não desloca equilíbrio.
 
2- A reação N2O4(g) ⇌ 2NO2(g)  é endotérmica, com ∆H°=+56,9 kJ.
a) Explique de que modo, no equilíbrio estabelecido, a quantidade de NO2   pode ser afetada pelas seguintes variações:
I) adição de N2O4(g)
 A adição de N2O4(g) provocará deslocamento da posição de equilíbrio para a direita, ou seja, formação de NO2(g) .
II) abaixamento da pressão por aumento do volume do recipiente
Quando a pressão no sistema diminui, ele responde produzindo mais moléculas do gás( lembra tem mais espaço)  aumentando o volume gasoso e fazendo pressão aumentar . Uma vez que mais moléculas estão sendo formadas, e o N2O4(g) está se decompondo, a quantidade de NO2, no equilíbrio, consequentemente, irá aumentar.
III) aumento da temperatura
Como a reação é endotérmica, um aumento de temperatura favorece a reação direta, então deslocamento para direita com formação de mais  NO2(g) .até estabelecer novo equilíbrio


IV) adição de um catalisador ao sistema
 Lembre, o catalisador diminui a energia de ativação, aumentando a velocidade da reação, mas não interfere no equilíbrio!!!!


fonte:http://soumaisenem.com.br




Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Fazendo a vida ser interessante