quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

ENERGIA E SUAS VARIEDADES

ALÔ PESSOAL!!!!
Vamos continuar no básico da química?
E  energia?
Alguns livros definem como capacidade de produzir trabalho, ou movimento em um sistema.
A energia movimenta o mundo e dela as empresas dependem para a produção, comercialização e distribuição de seus produtos, seja no Brasil, nos Estados Unidos, na China ou qualquer outra parte da terra.
 Também as pessoas dependem da energia em suas residências, no trabalho e outros meios de convívio social. Por fim os países dependem da energia para movimentar suas economias e criar produtos competitivos no mundo globalizado. 
Para dar conta de tudo isso a energia é dividida em formas de atuação.
A energia solar é uma forma.
A energia nuclear outra forma que serão empregadas de acordo com a necessidade e a capacidade do pais em questão.
Vamos ao principais tipos de energia e suas aplicações:
ENERGIA HIDRELÉTRICA 
Usina hidrelétrica. A principal fonte de energia no Brasil vem das usinas hidrelétricas

A energia hidrelétrica é aquela que é gerada em uma usina hidrelétrica e tem como fonte de produção a força da água em movimento. Para a sua obtenção são necessários os passos abaixo:
  • Primeiro é necessário a construção de enormes barragens que são criadas sob o leito de um rio com a finalidade de represar a água;
  • A água que corria livremente pelo leito do rio agora começa a ficar contida pela barragem e inicia a formação de um grande reservatório;
  • Enormes turbinas são instaladas nas barragens com certo desnível, permitindo que a água que passa pela barragem caia com enorme força sobre as turbinas que são movimentas transformando a energia potencial em energia mecânica;
  • A energia mecânica gerada nas turbinas é captada por um gerador de eletricidade que a transforma em energia elétrica;
  • A última parte do processo é a transmissão da energia que ocorre por meio das redes de transmissão de alta tensão. Quando chega ao seu destino a energia é transformada em baixa tensão para as residências e comércios e em média tensão para as indústrias.
A grande maioria da energia gerada e consumida no Brasil é hidrelétrica, isto ocorre pelo enorme potencial hidrelétrico que o país tem. A abundância de rios e os longos percursos desses permitiram a construção de inúmeras usinas hidrelétricas por aqui. A grande vantagem da energia hidrelétrica é que ela limpa, ou seja, não é poluente o que contribui para o equilíbrio ambiental.Mas há de se observar o impacto que a criação de um grande lago para armazenamento de água produz. Cidades inteiras já foram inundadas, espécies de animais e plantas desapareceram e toda a estrutura climática do local foi alterada em da ocorrência desse acontecimento.
ENERGIA EÓLICA
Usina eólica uma das fontes de energia renovável por usar o vento


 Esta energia é produzida usando a força dos ventos para movimentar enormes aero-geradores que são conectados a turbinas para a geração da energia elétrica. Assim coo outras energias, a eólica também é limpa e renovável o que a torna muito atraente para os dias atuais.
Para a sua produção são necessários a instalação dos aero-geradores em locais com abundância de ventos, tanto em volume como em regularidade, ou seja, não basta ter ventos fontes é preciso que eles sejam constantes. A velocidade dos ventos precisa ser superior a 3,6 m/s.
Assim como a energia hidrelétrica, o Brasil tem um grande potencial para a produção de energia eólica, visto que há regiões onde a presença dos ventos favorece a instalação de parques eólicos. Neste cenário destacam-se os estados do Rio Grande do Norte e Ceará, ambos na região nordeste do país. Atualmente os principais parques eólicos do Brasil são:
  • Complexo eólico Alto Sertão I no estado da Bahia
  • Parque eólico de Osório no Rio Grande do Sul
  • Usina de Energia Eólica de Praia Formosa no Ceará
O espaço ocupado pelos geradores de energia eólica é uma preocupação, assim como a quantidade necessária deles para gerar energia suficiente para uma cidade. 
ENERGIA NUCLEAR
 
A energia nuclear se produz a partir de uma reação denominada fissão que é para a física nuclear a divisão de um núcleo de átomo pesado (urânio,plutônio, etc.) em dois ou vários fragmentos, determinada por um bombardeamento de neutrons, e que liberta uma enorme quantidade de energia e vários neutrons. E é a partir da fissão do núcleo de um átomo que bombardeia uns contra os  outros ocasionando o rompimento do núcleos e gerando grandes quantidades de energia.
As usinas nucleares, apesar de ser mais uma opção de gerar energia elétrica, também provocam acidentes graves no ecossistema, assim como ocorreu nas usinas de Three Miles Island, nos EUA, em 1979, e Chernobyl, na Ucrânia, em 1986, pois a extração do núcleos dos átomos ocorre a liberação de dejetos radioativos que altera a genética, provoca o câncer, além de danificar de modo incalculável o meio ambiente.
Só no Brasil existem duas usinas nucleares em funcionamento, (Angra 1 e 2), no município de Angra dos Reis, RJ.
ENERGIA TÉRMICA E FOTOVOLTAICA 
Placas para captação de energia solar - Alternativa energética de fonte renovável
O Sol é em si grande produtor de calor e potência, proporcionadas pela radiação eletromagnética que ele libera, assim o Sol através de processos distintos é responsável pela geração de dois tipos de energia elétrica, a energia térmica e a energia fotovoltaica.
A energia térmica é gerada a partir de coletores solares que ao captar a energia que vem  do Sol transfere à água, utilizada geralmente em chuveiros elétricos, pois a água é totalmente aquecida quando recebe a energia térmica. Já a energia fotovoltaica, possui duas possíveis formas de ser coletadas, seja por lâminas ou por painéis conhecidos por painéis fotovoltaicos, tanto um como o outro são compostos de um material que possui capacidade de capturar a radiação liberada pelo sol e produzir energia elétrica. A energia fotovoltaica possui mais um fator interessante, ela poder ser utilizada diretamente ou então pode ser abrigada em baterias para ser utilizada quando não houver sol.
A grande vantagem da energia provinda do sol, térmica ou fotovoltaica, é que é uma energia limpa, isto é, não ocasiona a poluição, além de dispensar a utilização da turbinas e geradores, no entanto, o custo para a realização desses processos ainda encontram-se elevados.Temos aí o custo do material empregado e sua utilização demanda espaço físico. O que é bem interessante é a colocação desses painéis em tetos de casas comerciais ou moradia. 
ENERGIA TERMELÉTRICA 
consumo-energia-carvao
Conhecida também por calorífica, esta energia é resultante da combustão de materiais de fontes não renováveis, por exemplo, carvão, petróleo e gás natural, e também outros de fontes renováveis como a lenha, o bagaço de cana, etc. A energia termelétrica pode ser utilizada tanto como energia mecânica como também por eletricidade.Seu grande problema é o impacto ambiental.
fonte:educacao.cc , mais alterações inseridas pelo blog.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog