segunda-feira, 26 de agosto de 2013

DIFERENÇA ENTRE PESO E MASSA

ALÔ PESSOAL!
Mais uma dica para os vestibulares,  a diferença entre peso e massa.
Leiam a reportagem abaixo:
Parece mais milagroso do que lipoaspiração, mas é apenas física: uma pessoa com 70 quilos pesaria apenas 11,6 quilos na Lua. Mas se essa mesma pessoa viajasse para Júpiter, o gigante gasoso do Sistema Solar, seu peso subiria para mais de 165 quilos.
Isso não acontece porque engordamos ou emagrecemos ao visitar outros objetos espaciais. Para entender essa mudança nos números, é preciso ter em mente que massa e peso são duas coisas completamente diferentes. 

Na astronomia e na física, massa é a quantidade de matéria de um corpo. Essa quantidade de matéria não se altera quando alguém viaja da Terra para a Lua, por exemplo. Já o peso é o cálculo da força da gravidade que corpos gigantes, como a Terra e a Lua, exercem sobre outros corpos - inclusive o seu.
Isso quer dizer que os números que vemos na balança da farmácia são, na verdade, um cálculo do seu peso, tendo como base a força da gravidade do planeta Terra. Se você pegar essa balança emprestada do dono da farmácia, viajar até a Lua e usá-la, o visor vai exibir um número que corresponde a apenas 16,57% do valor que você viu na Terra.
A teoria da atração gravitacional funciona assim: todo objeto com massa atrai outro objeto que também tenha massa. Só que, quanto maior a massa de um objeto, mais atração ele exercerá sobre outros - principalmente sobre objetos menos massivos que estão próximos.
É por isso que a gente não sai voando por aí: a Terra tem quantidade de massa suficiente para exercer força de atração gravitacional em tudo que há na superfície dela.
A Lua, no entanto, já não é tão massiva quanto a Terra e sua força gravitacional é bem menor. Por isso, os astronautas que estiveram lá apareciam nos vídeos da Nasa (Agência Espacial Norte-Americana) dando pulos gigantes, como se tivessem flutuando: a gravidade lunar exerceu uma força bem menor sobre os corpos deles.
Mas a força de gravidade não depende do tamanho do objeto. Depende da massa. Essa pessoa de 70 quilogramas quando pisar na superfície do Sol, que é gigante e tem muita massa, vai passar a pesar 1.895 quilos. Só que se essa viagem for para uma estrela anã-branca, que é bem menor do que o Sol, essa pessoa vai pesar 91 milhões de quilos!
As anãs-brancas são normalmente estrelas muito pequenas, mas cheias de massa. Essa massa toda está comprimida em um espaço menor - em algumas delas, é como se pegássemos um fusca e o comprimíssemos para ele ficar do tamanho de um grão de areia.
Consultoria: Gustavo Rojas, físico da Universidade Federal de São Carlos e representante brasileiro do ESON (ESO Science Outreach Network) e do GTTP (Galileo Teacher Training Program).

Nenhum comentário:

Arquivo do blog