sexta-feira, 8 de março de 2013

REMÉDIOS- COMO ENTRAM NA CÉLULA?

OLÁ PESSOAL!!!!!!!!!!
Estou fazendo um curso de Farmacologia, sempre surgem dúvidas e as respostas quero compartilhar com voces.
A primeira questão é: como o medicamento "sabe" para onde ir e o que fazer?????
Para isso é necessário dar uma olhada na membrana plasmática, e sua composição:
Veja:
membrana celular e suas entradas
 (fonte:wikipédia.org)

"Os fármacos em geral passam através das células e não dos espaços intercelulares que são diminutos, permitindo apenas o trânsito de água , sais e compostos de baixo peso molecular. A membrana celular é uma estrutura dinâmica, mutável e adaptável à passagem de diferentes substâncias. Seu comportamento funcional é bastante variável no organismo, o que explica as diferenças observadas na velocidade, quantidade e tipo de substâncias transportadas pelas diversas membranas celulares. Dentre seus vários constituintes, destacam-se os de natureza lipídica, já que há maior permeabilidade às substâncias lipossolúveis do que às polares, hidrossolúveis, explicada pela dissolução daquelas na fase lipídica na membrana. Pode também ocorrer transporte de fármacos através de complexos protéicos.

A membrana plasmática consiste em uma dupla camada de lipídeos anfifílicos com suas cadeias de hidrocarboneto orientadas para dentro, a fim de formar uma fase hidrófoba contínua e suas cabeças hidrófilas voltadas para fora. Cada molécula de lipídeo na camada dupla pode movimentar-se no sentido lateral, conferindo à membrana fluidez, flexibilidade, grande resistência elétrica e relativa impermeabilidade à moléculas altamente polarizadas. As proteínas da membrana embutidas na dupla camada exercem muitas vezes a função de receptores que proporcionam vias de sinalização elétricas ou químicas e alvos seletivos para a ação de fármacos. Constituintes da membrana, sua inter-relação, polaridade e diâmetro dos poros conferem seletividade à esta estrutura celular." (fonte:http://www.farmacia.ufmg.br/cespmed/text7.htm)

Assim, o remédio ou fármaco, só entra na célula se a membrana permitir.
A maior parte dos remédios atravessam a membrana lipossolúvel da célula, porque tem uma afinidade maior com os lipidios dessa membrana e são armazenados no tecido adiposo que funciona com reservatório de liberação de muitos medicamentos.
Os benzodiazepínicos (tranquilizantes, ansiolíticos) os inseticidas ( quando a pessoa é exposta durante um tempo a eles)  ficam acumulados no tecido adiposo.
Quando um remédio é estudado para determinado fim, todas as questões como essas tem que  total relevância, assim como a forma em que serão apresentados e absorvidos, sejam cápsulas, comprimidos, emulsões, pomadas, xaropes ...
E aí vamos para a pergunta inicial: como entram nas células?
Por difusão, pelos poros, através de pinocitose,transporte feito por moléculas específicas da membrana (veja figura acima).
Assim, dentro da célula o fármaco vai atuar !!!!!!!!!!!!
Muito legal, não? 
E aqui estão algumas fórmulas bem orgânicas!!!!!



 fonte-figura:fqs.blogspot.com
  

Nenhum comentário:

Arquivo do blog