segunda-feira, 31 de outubro de 2011

A ÁGUA NA CHINA

ALÔ PESSOAL!
Essa figura ao lado é o porto de Tianjin, cidade considerada modelo em matéria de conservação da água: 90% da água utilizada na indústria é reciclada, 60% dos sistemas de irrigação agrícola usam tecnologias que economizam água, 236 km de tubos para a reciclagem da água correm por baixo da cidade. Os apartamentos em uma área de 25.900 km2 da cidade tem duas torneiras:uma para água potável e outra para a água reciclada destinada a outros fins.
Em Beijiang se ergue uma maravilha tecnológica: um gerador a temperaturas ultraelevadas, movido a carvão, dotado de moderníssimos controles de poluição, acompanhado por um avançado equipamento israelense que utiliza calor residual para destilar água do mar, transformando em água potável.
Só há um problema nessa usina de 26 milhões de yuans: a produção da água dessalinizada custa o dobro do preço pela qual é vendida.Não obstante a isso, o proprietário do complexo se prepara para quadruplicar a capacidade da usina, tornado-a a maior produtora de água dessalinizada do mundo.
Em alguns países isso seria considerado uma loucura. Na China porém, é estratégia.
Como já aconteceu com os painéis solares e as turbinas eólicas, o país decidiu se tornar uma força na produção de água para o mundo.
O projeto é de médio prazo, ao se analisar a escassez de água potável em regiões ao norte da China, mas sua amplitude é mundial e tal como os eletrônicos de hoje, a água consumida pelo mundo poderá vir em garrafas " Made in China".
( fonte: Estado de São Paulo- 30/10/2011)
foto: tianjinmarinemarket.blogspot.com

Nenhum comentário:

Arquivo do blog