terça-feira, 27 de setembro de 2011

PARTÍCULA VIAJA MAIS RÁPIDO QUE A LUZ

Esse cientista ficaria assim, se soubesse que sua teoria da relatividade está por um fio, ou um neutrino!!!!!!!!!!
Grupo internacional de cientistas do CERN anuncia a descoberta , que se comprovada, comprometerá a teoria da relatividade.( pobre Einstein!)
A experiência foi assim:
Interação entre átomos de carbono e um feixe de prótons, produzidos no Super Síncroton Próton ( SPS) produz partículas subatômicas.
Estas partículas subatômicas decaem, gerando neutrinos que são usados no experimento.Neutrinos são capazes de atravessar a matéria sem reagir com ela. O feixe de neutrinos ,produzido em Genebra é enviado pelo subsolo a uma distancia de 732 Km até que, os dectetores no Laboratório De Gran Sasso na Itália,captam os neutrinos enviados.
E ESSE TEMPO FOI DE 60 NANOSSEGUNDOS MAIS RÁPIDO DO QUE A LUZ!
A diferença é minúscula, porém conceitualmente é importante, uma vez que um dos pilares da física moderna é taxativa: nada viaja mais rápido que 299.792.458 metros/segundo...
Voce sabia que, em um único dia,milhões de neutrinos produzidos pelo Sol atravessam o corpo humano?
XQUIMICA NO AGUARDO DE NOVAS CONCLUSÕES!
fonte: Caderno Vida, Estado de Sâo Paulo, 23/09/2011

2 comentários:

Victor disse...

Oi Lígia! Coloque também a crítica do Marcelo Gleiser a essa notícia. Ele tem uma posição muito mais prudente que merece ser levada em conta: Gleiser: partícula mais rápida que a luz é 'muito improvável'

"'Aposto dez dólares que em duas semanas eles vão descobrir o erro', diz o professor de física e astronomia do Darthmouth College, nos Estados Unidos."

XQUIMICA disse...

OLÁ VICTOR!
Tuuudo bem?
Creio que dessa vez podeocorrer surpresa, uma vez que esse experimento já havia sido realizado pelos americanos... Mas toda contestação é válida! vamos esperar mais provas e mais contraprovas.
um abraço
Lígia

Arquivo do blog