segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

ÓSMIO - FAMÍLIA 8B


OLÁ PESSOAL!!!!!!
Então vamos para o ósmio?
Até que o metal ao lado é bem simpático, não?
mas tem idéia para que serve, onde é encontrado?
Por isso o XQUÍMICA está aqui! Para tirar suas dúvidas e saciar sua sede de conhecimento! ( ah!)
O ósmio é um elemento químico, símbolo Os , de número atômico 76 (76 prótons e 76 elétrons), com massa atómica 190,2 u está situado no grupo 8 da classificação periódica dos elementos. Trata-se de um metal de transição classificado no grupo da platina. À temperatura ambiente o ósmio encontra-se no estado sólido.
É empregado em algumas ligas com a platina e irídio. Uma liga de ósmio-irídio é usado em implantes cirúrgicos. O seu óxido é usado como oxidante e catalisador em sínteses químicas, e como fixador biológico de corantes para a visualização microscópica de tecidos.
Foi descoberto em 1803 por Smithson Tennant analisando resíduos de platina.
Na sua forma metálica o ósmio é muito denso, branco azulado, frágil, duro e brilhante, inclusive a altas temperaturas, mesmo sendo difícil encontra-lo nesta forma. É mais fácil obter o ósmio na forma de pó, mesmo que exposto ao ar tende a formação do tetróxido de ósmio, OsO4. O tetróxido de ósmio é tóxico (perigoso para os olhos), oxidante energético e volátil com um forte odor.
O ósmio tem uma densidade muito alta, similar ao irídio.
Devido à extrema toxicidade do seu óxido, o ósmio raramente é usado na forma pura, frequentemente é usado aliado com outros metais, tais como irídio e platina, em aplicações nas quais é necessária uma grande dureza e durabilidade. As ligas de ósmio são quase que inteiramente empregadas em penas de canetas do tipo tinteiro, agulhas de toca-discos, agulhas de bússolas, eixos de diversos instrumentos e em contatos elétricos.
Uma liga de platina-ósmio contendo 10% de ósmio é usado em implantes cirúrgicos como marcapassos e válvulas pulmonares artificiais.
A abundância do ósmio na crosta terrestre é estimada em 10-3 ppm. Os principais depósitos de ósmio são encontrados na Rússia, Estados Unidos, Canadá, Colômbia e Japão.
(fonte: Wikipédia )

3 comentários:

Anônimo disse...

Pra que serve o ósmio e qual e a função dele?
só isso que eu quero saber. e em um texto bem compreensível ta bom!

XQUIMICA disse...

"É empregado em algumas ligas com a platina e irídio. Uma liga de ósmio-irídio é usado em implantes cirúrgicos. O óxido de ósmio é usado como oxidante e catalisador em sínteses químicas, e como fixador biológico de corantes para a visualização microscópica de tecidos."
Como é um elemento químico é utilizado como dito acima e não "função" como voce disse.
E, um obrigado cairia bem, não é? assim como " por favor?"
Aproveite o texto
Att
ProfXQUIMICA

XQUIMICA disse...

Anômimo:
Espero que tenha visto o video de desnaturação de protínas, como voce solicitou.
Att
XQUMICA

Arquivo do blog