terça-feira, 28 de abril de 2009

ALERTA GERAL

O QUE É e COMO É TRANSMITIDA A GRIPE SUÍNA


O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC, na sigla em inglês) analisou amostras do vírus H1N1 de alguns pacientes norte-americanos, que já se recuperaram, e disse se tratar de uma mistura jamais vista entre vírus que atacam suínos, aves e humanos.
Veja abaixo alguns fatos do CDC sobre como a gripe suína se espalha entre humanos:
* O vírus da gripe suína tipicamente afeta porcos, não humanos. A maioria dos casos ocorre quando pessoas têm contato com porcos infectados ou objetos contaminados circulando entre pessoas e porcos.
* Porcos podem ser infectados por gripes humanas ou aviárias. Quando um vírus da gripe de diferentes espécies infecta porcos, eles podem se misturar dentro do animal e novos vírus mutantes podem ser criados.
* Porcos podem repassar vírus mutantes de volta para humanos e eles podem ser transmitidos de humanos para humanos. A transmissão entre humanos é mais difícil do que em uma gripe convencional.
* Os sintomas da gripe suína em humanos são similares àqueles da gripe convencional -- febre repentina, tosse, dores musculares e cansaço extremo. Este novo surto, aparentemente, também causa mais diarreia e vômitos que a gripe convencional.
* Vacinas estão disponíveis aos porcos para a prevenção da gripe suína. Não há vacina para humanos, embora o CDC esteja formulando uma. A vacina contra a gripe convencional pode ajudar a prover proteção parcial contra o vírus suíno H3N2, mas não contra o H1N1, como o que está circulando agora.

A nova forma de vírus H1N1 pode ter matado até 152 pessoas no México e se espalhou para outros países do mundo na terça-feira, aumentando a possibilidade de pandemia e afetando os mercados financeiros.
Alerta elevado
A
Organização Mundial da Saúde elevou para 4 o nível de alerta contra pandemias (numa escala de 1 a 6), e os mercados financeiros globais despencam pelo segundo dia consecutivo na terça-feira, refletindo os temores de que a doença afete os frágeis indicadores de recuperação econômica.( terça feira, 28/04-último segundo- ig)

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Fazendo a vida ser interessante