sexta-feira, 4 de julho de 2008

ONDE O VENTO FAZ A CURVA!

NOTÍCIAS SOBRE AS SONDAS VOYAGER:

A sondas Voyager-1 e 2, os objetos humanos mais distantes da Terra, acabam de render uma descoberta inesperada: o Sistema Solar não é tão redondo quanto se pensava. Em uma série de estudos publicados hoje sobre as análises conduzidas pela Voyager-2, cientistas mostram que a heliosfera --a zona de influência exclusiva do Sol-- não é bem uma esfera, como sugere seu nome, mas tem uma forma mais oval no sul, como se tivesse sido amassada.
Os trabalhos que comparam os resultados obtidos pelas sondas --a Voyager-1 seguiu para o norte-- estão na edição de hoje da revista "Nature" (www.nature.com). Os estudos são os primeiros publicados depois de as duas terem cruzado o "choque de terminação", zona em que o vento solar --as partículas eletricamente carregadas emitidas pelo Sol-- começa a colidir com o vento interestelar até ser desviado e parar.
Esse fenômeno ocorre muito longe, a mais de cem vezes a distância entre a Terra e o Sol. Literalmente, é onde o vento solar faz a curva. ( matéria da "Folha de São Paulo")

Nenhum comentário:

Arquivo do blog