segunda-feira, 17 de abril de 2017

MOTHER OF ALL BOMBS

ALÔ PESSOAL!
A política mundial anda muito propensa a ataques, sejam eles através de palavras ou armas.
Semana passada, os EUA lançaram a chamada "mãe de todas as bombas"
É sobre ela que vamos falar hoje.


                                                             MOAB
'Mãe de todas as bombas' durante teste
AFP




Seu nome oficial é GBU-43/B Massive Ordnance Air Blast, mas é mais fácil se lembrar da sigla em inglês, MOAB, que também inspira seu apelido famoso: "Mother of all Bombs", ou seja, "a mãe de todas as bombas".
Ela faz parte do arsenal dos Estados Unidos e seu poder explosivo só perde para uma bomba nuclear, como as usadas no Japão durante a Segunda Guerra Mundial.
Nesta quinta-feira, uma MOAB foi lançada pelos militares dos EUA em uma operação de combate ao grupo autodenominado Estado islâmico (EI) no Afeganistão, ataque ocorreu às 19h32 (horário local) - o alvo era um "sistema de túneis e cavernas" que os EUA dizem ser usados pelos extremistas em Nangarhar, no leste do Afeganistão.

A MOAB é uma bomba de 9,8 toneladas, o que é equivalente à potência de 11 toneladas de TNT e a torna a arma mais poderosa depois das bombas de reação nuclear.
No entanto, está muito longe de causar o tipo de destruição provocado por bombas atômicas como a que os Estados Unidos jogaram na cidade japonesa de Hiroshima em 1945.
Ela foi testada pela primeira vez em 2003, na Flórida, enquanto os EUA realizavam operações no Iraque e no Afeganistão em decorrência dos ataques de 11 de setembro de 2001.

Até então, ela nunca tinha sido usada em combate, explica o repórter de defesa da BBC, Jonathan Marcus.
"É uma arma enorme, guiada por GPS. O seu efeito principal é uma enorme explosão numa área imensa", diz.
A bomba tem um comprimento de nove metros e geralmente é carregada por um avião Hércules MC-130, que a libera com a ajuda de um paraquedas. O GPS serve de guia até o alvo.
A arma foi desenvolvida por Albert L. Weimorts Jr., do Laboratório de Pesquisa da Força Aérea dos EUA, e é "uma versão maior das armas usadas durante a Guerra do Vietnã", afirma Marcus.



Moab em cima de caminhão antes de ser transportada
AFP - FORÇA AÉREA DOS EUA


A sua explosão é capaz de destruir construções em um raio de até um quilómetro. Contém aproximadamente 8.165 quilos de tritonal, uma mistura de TNT (80%) e pó de alumínio (20%). O alumínio potencia a capacidade detonante do TNT em cerca de 18%.
Em vez de ser lançada de um bombardeiro através das portas do compartimento de bombas, a MOAB é montada sobre um estrado de carga e empurrada para fora pela porta traseira de um avião cargueiro como o Hércules C-130 ou um Lockheed Martin C-5 Galaxy. Um pára-quedas separa o estrado, de modo que a bomba possa cair livremente. A bomba então acelera rapidamente atingindo sua velocidade terminal.
VIDEO DA EXPLOSÃO NO AFEGANISTÃO - ABRIL/2017






SOBRE O TNT:
O Trinitrotolueno (TNT) é um explosivo. Possui coloração amarela pálida e sofre fusão a 81°C. Faz parte de várias misturas explosivas, como, por exemplo, o amatol, uma mistura de TNT com nitrato de amônia.
É preparado pela nitração do tolueno (C6H5CH3), tendo a fórmula química C6H2CH3(NO2)3.
Na sua forma refinada, o trinitrotolueno é completamente estável, e, ao contrário da nitroglicerina, é relativamente insensível à fricção, impacto ou agitação. Isto significa que é necessário o uso de um detonador para provocar sua explosão. Não reage com os metais nem absorve água, pelo que é muito estável e pode ser armazenado por longos períodos de tempo, ao contrário do dinamite.
FÓRMULA:

fontes: Wikipédia, BBC News,Banco de dados de Química Ebah.

quarta-feira, 29 de março de 2017

GLÚTEN : O VILÃO DO MOMENTO

AL\Ô PESSOAL!!!
De tempos em tempos surgem os " modismos".
O de hoje é o glúten, que passou por toda a humanidade desde sua existência ( há papiros com receita de pão no Antigo Egito!) .
Mas vamos atrás das respostas para não ficar com medo do pãozinho  quente ...




O glúten é um composto de proteínas encontrado na farinha de trigo, na aveia, no centeio, na cevada e no malte.
Dentro de glúten, existem quatro principais proteínas: albumina, glutelinas, globulinas, e prolaminas. Glutelinas e prolaminas são encontradas em concentrações mais elevadas no trigo, enquanto albuminas e globulinas são mais abundantes no milho e no arroz. Muitas pessoas associam o trigo com o termo “glúten”, já que são as proteínas mais diretamente relacionados a problemas de saúde como a doença celíaca. Glutelinas, em particular, são perigosas para as pessoas suscetíveis a intolerância por causa da maneira que os ácidos no corpo as processam.
A maior parte da proteína de trigo (cerca de 80%) é constituída pela prolamina chamada gliadina e a glutenina. Quando estas moléculas são unidas entre si devido a uma reação química, eles esticam e endurecem, permitindo que a massa se forme leve, arejada e com uma textura mastigável. Como resultado, estas proteínas são comumente encontradas em farinha e outros produtos de panificação.
Na massa, quando amassada, o glúten cria os fios que ajudam as moléculas de gliadina e glutenina a se juntar. Quanto mais a massa é amassada, mais as ligações são desenvolvidos e mais mastigável o produto final se torna. Além disso, as proteínas engrossam quando aquecidas, prendendo o dióxido de carbono produzido pela levedura. Isso permite que os produtos de panificação crescer mais e manter a sua forma, em vez de se desagregar.
A quantidade de glúten adicionado à farinha pode ter um impacto sobre a textura do produto final. Farinha de pão tem mais destas proteínas para produzir um pão que não é muito denso ou quebradiço, enquanto a farinha de pastelaria tem menos.
Utilizado como um espessante, o glúten pode ser encontrado em sopas e caldos, bem como molhos e temperos, tais como o ketchup, molhos de salada, ou marinadas. Como ele também realça o sabor, é utilizado em caldos de carne, tempero combinados e outros alimentos, como cafés, produtos lácteos, vinagres e licores. Também pode ser encontrado na substância usada para selar envelopes uma vez que atua como um estabilizador.
O glúten também é usado puro como um suplemento de proteína, principalmente para pessoas que não têm acesso a outras fontes de proteína. A proteína o torna útil como substituto da carne, especialmente quando usados ​​em dietas vegetarianas e veganas. Carnes de imitação ou carnes de trigo são muitas vezes feitas de glúten concentrado.
Glúten nos alimentos


fonte: https://www.saudemelhor.com( texto acima e foto)


A formação do glúten:
https://www.emaze.com




Quem não pode comer glúten?

Uma pessoa diagnosticada com doença celíaca não pode comer nenhum tipo de alimento que contenha glúten. Indivíduos com essa doença tem uma reação anormal à ingestão de glúten. O corpo acaba liberando substâncias como a citosina, que danifica e atrofia a parede do intestino delgado. Se não houver um acompanhamento ou um controle da alimentação, essa doença pode levar à morte .

O sintoma mais clássico dessa doença é a diarreia crônica, causada pela inflamação no intestino delgado, que passa a apresentar falhas na absorção dos nutrientes. Além disso, os celíacos podem apresentar déficit no crescimento, atraso menstrual, esterilidade, aftas recorrentes e dificuldades para tratar anemia, já que o intestino não consegue absorver o ferro.                             
Não há cura para essa doença, mas procurar um médico que indique uma dieta sem glúten é o melhor tratamento. É importante ressaltar que, após o aparecimento desses sintomas, a pessoa não deve parar de comer alimentos que contenham glúten por conta própria. Essa ação pode prejudicar ainda mais o organismo.
Retirar o glúten emagrece?
O que causa a obesidade é o excesso na ingestão de produtos que contém glúten, como pães, bolos, macarrão, molhos...
Uma dieta que " retira o glúten" na realidade faz efeito porque esses alimentos deixam de ser ingeridos.
Nutricionistas também afirmam que como o glúten está presente em muitos carboidratos, a redução do glúten na alimentação implica uma redução nas calorias e consequentemente no peso, algo que acontece em qualquer tipo de dieta, com ou sem restrição do glúten.
fontes: Wikipédia












segunda-feira, 20 de março de 2017

CONSERVANTES USADOS NA CARNE BOVINA

ALÔ PESSOAL!
Em tempos de Operação Carne Fraca, é bom ficar atento aos possíveis conservantes que são usados nas carnes em geral, mas estamos focando as carnes vermelhas.
Algumas práticas são bem conhecidas, como adicionar água à estrutura da carne- aumenta o seu peso...


Mas vamos lá:
Conservante é uma substância adicionada aos alimentos com a função de impedir ou retardar a alteração causada por microrganismos. É uma substância classificada, tecnicamente, como aditivo alimentar e cuja adição nos alimentos é controlada pela legislação devido às consequências para a saúde  geradas pelo  mal uso desse produto.
Dentre os conservantes, os nitratos e nitritos possuem uma grande importância para a Saúde Pública por serem muito utilizados na fabricação de produtos cárneos. Esses elementos são sais adicionados na forma de nitrato e nitrito de sódio e potássio e atuam protegendo o alimento contra uma bactéria perigosa: o Clostridium botulinum, que causa o botulismo que é uma doença neurológica importante. Além disso, possuem a função de fixar a cor vermelha nos alimentos, dando a eles uma aparência de frescor. Também têm como função conferir sabor e aroma característicos aos produtos em que são adicionados. O que acontece é que o nitrato, quando utilizado inadequadamente, transforma-se em nitrito, substância responsável por alguns efeitos adversos à saúde das pessoas.


acougue2


O uso de nitritos possui dois principais efeitos à saúde de seus consumidores. Um deles refere-se à transformação da molécula de hemoglobina em outra molécula que transporta menos oxigênio às células do organismo. Esse é um efeito tóxico rápido e  acontece quando se consume uma grande quantidade do produto de uma única vez. Como sintomas, as pessoas podem ter tontura e falta de ar. Outro efeito, e talvez o mais importante, é a possibilidade desses ingredientes causarem câncer. Isso pode acontecer devido à ingestão frequente do produto e por isso que se diz que é um efeito crônico. O que acontece é que os nitritos, em nosso organismo, podem interagir com compostos que possuem nitrogênio em sua composição formando substâncias que em certas condições de exposição podem causar mutação das células e levarem ao câncer. Os principais órgãos que podem ser afetados por esses ingredientes são os órgãos digestivos.
Outro conservante importante à saúde é o sulfito que pode provocar reações alérgicas em pessoas sensíveis, principalmente em asmáticos. Além disso, essa substância também tem sido estudada quanto à possibilidade de causar câncer.


açougue-G 


No Brasil, a adição de qualquer tipo de conservante em carnes frescas é proibida sendo permitida sua adição apenas em produtos industrializados. O que acontece, e tem sido cada vez mais visto, é a adição dessas substâncias em produtos frescos manipulados por açougues e casas de carne. Tais estabelecimentos não são registrados como indústria e por isso, pela legislação, apenas podem vender carne fresca, refrigerada ou congelada. A esses estabelecimentos a atividade de adicionar conservantes em qualquer tipo de carne é proibida.
Os açougues podem vender produtos que contenham esses ingredientes no caso deles serem adquiridos de empresas registradas no Ministério da Agricultura, mas não podem adicioná-los aos produtos que vendem porque muitas vezes adicionam o produto numa quantidade que excede a permitida pela legislação.
 A incorporação de aditivos nos produtos cárneos precisa ser feita apenas por quem possa se responsabilizar por seu uso, ou seja, pelas indústrias que detêm o conhecimento específico para a fabricação de produtos e que sabem utilizá-lo na quantidade permitida pela legislação vigente, evitando assim riscos desnecessários à saúde da população.
O que o cidadão pode fazer para ajudar é cobrar de seu açougueiro que não utilize esses insumos na manipulação de carnes. Além disso, deve procurar nos rótulos dos produtos adquiridos os nomes ou números: Nitrito de Potássio (INS 249), Nitrito de Sódio (INS 250), Nitrato de Sódio (INS 251) e Nitrito de Potássio (INS 252).






O dióxido de enxofre e os sulfitos




O dióxido de enxofre e os sulfitos já são usados há muito tempo como conservantes, tanto como antimicrobianos quanto como antioxidantes. Seu uso para conservação dos barris de vinho data do tempo dos romanos.
À temperatura ambiente o SO2 é um gás, mas pode ser facilmente liquefeito (ponto de ebulição =-10ºC). O dióxido de enxofre possui um odor desagradável e irritante, sendo venenoso e especialmente tóxico para organismos inferiores, tais como fungos.
É usado na esterilização de frutas secas e barris de vinho.
 Acredita-se que as soluções acidas provenientes da dissolução de SO2 em água, contenham o ácido sulfuroso (H2SO3) que, no entanto, nunca foi obtido puro. Quando se tenta concentrar as soluções por aquecimento, por exemplo, consegue-se unicamente expulsar o SO2.
Como gás, o dióxido de enxofre pode ser usado de forma comprimida, em cilindros. Ele torna-se líquido sob pressão de 3,4 atmosferas e pode ser usado  desta forma, injetado diretamente em líquidos.
A atividade antisséptica do SO2 é altamente dependente do pH. Mais baixo o pH, maior será a sua ação antisséptica.
O ácido sulfuroso inibe a formação de mofos e desenvolvimento de bactérias e, em menor escala, de leveduras.
A quantidade de SO2 que pode ser adicionada aos alimentos é limitada porque a níveis entre 200 e 500ppm, o produto pode gerar um cheiro desagradável.
O ADI é de 0,7 mg/kg de peso corpóreo.Como este limite poderia vir a ser ultrapassado
pela ingestão de grandes quantidades de vinho,existem muitos estudos visando a redução de sua  utilização na fabricação de vinho. Embora outros produtos tais como os ácidos ascórbicos e sórbico possam parcialmente substituir o uso de SO2 na fabricação do vinho, os experts estimam que ele é insubstituível nesta aplicação específica.

ácido ascórbico




fontes: Patricia Rossi Moriconi – Médica Veterinária


Nessa operação Carne Fraca o que não falta é Química!

segunda-feira, 6 de março de 2017

terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

GÁS XV - É PERIGOSO , É PROIBIDO ,É USADO!

ALÔ PESSOAL!
Carnaval rolando nas ruas, São Paulo acordou para os blocos!
Mas o nosso interesse é neste misterioso Gás XV, supostamente usado na morte do irmão de um certo ditador....


FÓRMULA:


Químicafonte:http://www.bbc.com


O mais poderoso agente químico criado pelo homem tem efeito rápido, é de alta letalidade e consegue permanecer no ambiente por longos períodos. Como o sarin, o VX ataca o sistema nervoso e atua de forma similar a um pesticida.
O agente foi descoberto acidentalmente em 1954, na Inglaterra, enquanto cientistas pesquisavam novos inseticidas.
A substância foi encaminhada aos militares, que a transformaram em arma química ao longo da década usando a mesma fórmula molecular, mas modificando a sua estrutura química (processo conhecido como isomerismo). As nações que mais trabalharam no aperfeiçoamento do agente foram a Grã-Bretanha e a Rússia. A produção e o armazenamento do VX são considerados crime internacional de acordo com as leis da Convenção de Armas Químicas de 1993.
Gás na telona
O VX aparece de forma exagerada – com propriedades corrosivas que o agente não tem – no filme A Rocha (1996), com Nicolas Cage e Sean Connery

Se inalada, a dose letal do VX mata em 15 minutos


Arma discreta extremamente letal, o VX é difícil de ser detectado, pois não tem odor nem gosto
DURO DE TIRAR
O VX ataca o sistema nervoso “descontrolando” enzimas que equilibram as funções musculares e glandulares. O excesso de estímulo leva ao colapso muscular e a causa de óbito mais comum é a falência respiratória. Como não degrada com facilidade e a remoção com água também não é eficiente, o agente permanece nos ambientes por muito tempo
AGENTE RESISTENTE
Oleoso e de cor âmbar, vaporiza se aquecido a altas temperaturas – daí o nome “gás” – tendo o mesmo ponto de vaporização que um óleo de motor. Persiste em baixas temperaturas e, apesar da baixa volatilidade, pode ser aplicado em reservatórios de água, contaminando por ingestão ou contato com a pele
  • Age penetrando a pele e interrompendo a transmissão de impulsos nervosos, causando convulsões musculares; a morte é causada por asfixia ou parada cardíaca.
  • Enquanto uma gota sobre a pele pode matar em questão de minutos, doses menores podem causar dor ocular, visão turva, sonolência e vômito
  • Pode ser disseminado por spray ou vapor quando usado como arma química, ou utilizado para contaminar água, alimentos e produtos agrícolas
  • Pode ser absorvido pelo corpo por inalação, ingestão, contato com a pele ou com os olhos
  • Roupas podem carregar o VX por cerca de 30 minutos após o contato com o vapor, podendo expor outras pessoas
  • Seu nome químico é S-2 Diisoprophylaminoethyl methylphosphonothiolate, banido pela Convenção de Armas Químicas, de 1993, o que significa que as nações signatárias não podem fabricá-lo e devem destruir seus estoques

  • COMBATENDO O VX


    Em caso de contaminação, as instruções são: sair da área contaminada, buscar locais altos e arejados, tirar a roupa e guardá-la em saco plástico para futura análise, lavar-se com água e sabão e procurar ajuda médica. Se ocorrer ingestão, não forçar o vômito nem ingerir fluidos. Injeções de atropina e pralidoxima combinadas a antiepiléticos agem como antídoto
    .
    FACES DA MORTE


    A dose letal do VX (gasoso) por inalação, em alguém com 70 kg, é de 30 mg/min/m3 (mais que o dobro da eficiência do sarin, que precisa de 70 mg/min/m3 para ser letal). Perda de consciência, convulsões e paralisia acontecem entre dois e dez minutos antes da morte. Instabilidade na pressão sanguínea, sonolência, náusea, vômito e tremores também ocorrem.
    ( fonte: http://mundoestranho.abril.com.br)




    terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

    LIGAÇÃO ENTRE ORBITAIS TIPO PI E HIBRIDIZAÇÃO

    ALÔ PESSOAL!
    O assunto é extenso!


    Ligações entre orbitais P :
    Na ligação pi, temos a interpenetração dos orbitais atômicos incompletos no eixo paralelo. Por essa razão, ela só ocorre entre orbitais do tipo p. Dos três orbitais p, dois podem realizar ligação pi, o vertical e o diagonal. O horizontal é utilizado para representar a ocorrência da ligação sigma. Isso acontece porque apenas esse dois eixos podem ficar em paralelo com os mesmos eixos de outro átomo.
    fonte: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br









    fonte:http://aprendendoquimicaonline.blogspot.com.br




    HIBRIDIZAÇÃO:
    Hibridização é a “mistura” de orbitais atômicos puros, que originam orbitais atômicos híbridos equivalentes entre si, porém diferentes dos orbitais puros originais.
    Os elementos que apresentam hibridização são carbono, silício, enxofre, sendo que o mais conhecido é a hibridização do carbono:


    A hibridização do carbono do tipo sp acontece somente quando ele realiza duas ligações pi (π) e duas ligações sigma (σ). Há, nesse caso, então, duas possibilidades: o carbono pode fazer duas ligações duplas ou uma ligação simples e uma tripla, conforme se observa a seguir:
    Ligações sigma e pi realizadas pelo carbono

    A hibridização do carbono do tipo sp2 ocorre quando ele apresenta uma ligação dupla e duas ligações simples ou uma ligação pi (π) e três ligações sigma (σ). Na realidade, a hibridização sp2 é ocasionada entre os átomos que estabelecem a ligação dupla.
    Um exemplo de molécula assim é a do formol (CH2O). Observe sua estrutura abaixo:
    Fórmula estrutural do formol

     


    A Hibridização do carbono  tipo sp3:
    Esse tipo de hibridização ocorre na molécula do metano (CH4). Observe que são quatro ligações covalentes idênticas entre o carbono, que é o elemento central, e quatro hidrogênios. 

    Representação da hibridização na molécula de metano

    Quando um elétron do orbital 2s absorve energia, ele passa para o orbital 2p que está vazio. Assim, dizemos que esse salto do elétron do subnível 2s para o 2p é uma “promoção” do elétron. Desse modo, o carbono fica em seu estado excitado ou ativado, com quatro orbitais hibridizados, disponíveis para realizar as ligações covalentes:
    Representação do processo de hibridização do carbono
    Veja que os orbitais híbridos formados são equivalentes entre si, porém diferentes dos orbitais puros originais.(fonte:http://brasilescola.uol.com.br)

    RESUMÃO :

     Hibridização sp3 ( ligações sigma)                 

    Hibridização sp2 ( 3 ligações sigma e uma pi)

    Hibridização sp ( 2 ligações sigma e 2 ligações Pi)


    fonte:http://www.algosobre.com.br

    LIGAÇÕES ENTRE ORBITAIS TIPO SIGMA

    ALÔ PESSOAL!
    Continuando, mas agora vamos ver como esses orbitais se unem, formando ligações:


    Ligação sigma é o nome dado à interpenetração (junção) de dois orbitais (regiões com maior probabilidade de se encontrar um elétron) atômicos incompletos no mesmo eixo. Pode ser encontrada, de forma geral, na seguintes ligações covalentes:
    • Simples (-): toda ligação simples representa uma ligação sigma.
    • Dupla (=): uma das duas ligações representa uma ligação sigma.
    • Tripla (≡): uma das três ligações representa uma ligação sigma.
    Por se tratar de uma ligação covalente, ela não ocorre entre metais, ou seja, apenas entre o elemento hidrogênio e ametais. Ainda em relação aos elementos químicos que podem realizar uma ligação sigma, percebemos que ela ocorre apenas entre elementos que apresentam como subníveis mais energéticos o s (elemento hidrogênio) e o p (todos os ametais).

    Tipos de ligações sigma:

    Ligação sigma s-s :

    A ligação sigma s-s ocorre em dois orbitais do tipo s que estão no mesmo eixo. Um exemplo é o da molécula H2, em que dois átomos de hidrogênio ligam-se por uma ligação simples (ligação sigma):
    Fórmula estrutural do H2
    Fórmula estrutural do H2


    Na molécula de H2, ocorre a interpenetração dos orbitais s. Como os orbitais envolvidos são do tipo s, a ligação sigma é do tipo s-s.
    Interpenetração dos orbitais s dos átomos de hidrogênio
    Interpenetração dos orbitais s dos átomos de hidrogênio


    Ligação sigma s-p :

    A ligação sigma s-p ocorre quando um orbital do tipo s penetra um orbital do tipo p no mesmo eixo. Um exemplo é a molécula HCl. Veja:
    Fórmula estrutural do HCl
    Fórmula estrutural
    do HCl


    Na molécula de HCl, há a interpenetração do orbital s do hidrogênio com o orbital p do cloro no mesmo eixo. Como os orbitais envolvidos são do tipo s e p, a ligação sigma é s-p.
    Interpenetração dos orbitais s e p de hidrogênio e cloro
    Interpenetração dos orbitais s e p de hidrogênio e cloro

    Ligação sigma p-p:

    A ligação sigma p-p ocorre com dois orbitais do tipo p no mesmo eixo. Um exemplo é a molécula F2. Nela, dois átomos de flúor ligam-se por meio de uma ligação simples (ligação sigma):
    Fórmula estrutural do F2
    Fórmula estrutural do F2


    Como o orbital incompleto do flúor é o p, ele é representado por uma dupla-hélice:
    Na molécula de F2, ocorre a interpenetração dos orbitais p. Por essa razão, a ligação sigma é do tipo p-p.
    Interpenetração dos orbitais p do flúor
    Interpenetração dos orbitais p do flúor



    fonte:http://universechemistry.blogspot.com.br

    TEORIA DOS ORBITAIS - ATÔMICOS E MOLECULARES

    ALÔ PESSOAL!
    TUDO BEM?
    Quando se fala em teoria dos orbitais, há sempre dúvidas surgindo, mesmo porque essas teorias necessitam de vários conhecimentos para entende-las, como são apresentadas.
    Vamos tentar explicar, sem complicar!
    Primeiro você precisa saber que quando os orbitais atômicos se unem, formam os orbitais moleculares.
     E o que são orbitais?
    Lembra do princípio de Incerteza de Heisenberg?
    Ele diz que não se pode determinar, com certeza onde um elétron está, pois não tem como identificar sua posição e sua velocidade ao mesmo tempo.( são muito rápidos!)
    Logo, criou-se o conceito de regiões de probabilidade: são os orbitais!
    Os orbitais estão nas camadas eletrônicas ( K,L,M,N,O,P,Q) e são regiões de probabilidade de se encontrar os elétrons.
    Mas, atenção: cada orbital tem um número máximo de elétrons determinado.
    assim:
    Orbital S tem 2  elétrons
    Orbital P tem 6 elétrons
    Orbital D tem 10 elétrons
    Orbital F tem 14 elétrons


    E a forma desses orbitais?
    Vamos lá:


    ORBITAIS S :





    ORBITAIS P:



    CONJUNTO DOS ORBITAIS  P :



    ORBITAIS D :

    ORBITAIS F:





    Agora que você já conhece os orbitais atômicos, vamos ver de que forma eles se ligam!

    quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

    SEDA DE WHEY - VOCE NÃO LEU ERRADO|!

    ALÔ PESSOAL!!
    Procurando temas novos, entrei em um "pool" de blogs, muito bom!
    Aí vai o endereço para vocês : http://scienceblogs.com.br


    Essa reportagem veio de lá:


    SEDA DE WHEY!
    por

    O cientista entra na loja de suplementos alimentares, pede um pote de whey protein e sai de lá com seda. Pode parecer uma piada, mas é isso o que está acontecendo num laboratório sueco.

    Leve, elástica, elegante e ao mesmo tempo forte, a seda já não é mais o material dos sonhos de estilistas mas também de cientistas. Mas sua produção continua sendo lenta nas fazendas de bicho-da-seda, o que encarece seu uso tanto na moda quanto na ciência. Se pudesse ser fabricada em escala industrial e com algumas modificações, a seda poderia ser base para avanços tecnológicos como biossensores ou curativos biodegradáveis. Por isso, não faltam pesquisas que tentam sintetizar a seda em laboratório.
    No Real Instituto de Tecnologia da Suécia, existe uma equipe de pesquisadores chefiada pelos Drs. Christofer Lendel and Fredrik Lundell que é especializada em materiais automontáveis. Isso significa que existem proteínas que se montam sozinhas nas condições certas. O laboratório de Lendel e Lundell já conseguiu a proeza de produzir fibras de madeira artificiais a partir de fibrilas de celulose. Agora, o mesmo método pode servir para produzir seda artificialmente.
    O método em questão chama-se focagem hidrodinâmica e é muito parecido com o que as aranhas fazem para produzir suas teias de seda: “Um fluido carregador com essas nanofibrilas de proteínas passa por um pequeno canal. Adiciona-se água perpendicularmente, pelos lados, o que pressiona as fibrilas a se juntar e formar uma fibra”, explica Lundell em comunicado do Phys.org.


    Focagem hidrodinâmica: suspensas num líquido, as fibrilas de whey são pressionadas por dois jatos de água até formarem um fio de seda. [Imagem: DESY/Eberhard Reimann]

    Para tentar produzir seda, Lundell e seus colegas usaram nanofibrilas extraídas de whey protein de vaca alterada por calor e acidez. Conforme relataram em artigo publicado na Proceedings of the National Academy of Sciences, as características das fibrilas dependem da concentração da proteína utilizada. Eles descobriram que, abaixo de 4% de concentração, formam-se fibrilas longas, grossas, fortes e lisas. Com uma solução de 6% ou mais de proteínas, as fibrilas ficam curtas, finas, macias e recurvadas.
    Era de se esperar que as fibrilas longas e fortes formassem uma boa seda, mas observou-se que as fibrilas molengas em forma de vírgula, resultantes de soluções mais concentradas, deram fibras melhores. A explicação veio com a ajuda de raios-X, que mostraram as fibrilas menores se engancham de maneira mais aleatória, porém mais eficiente. Estruturalmente, é como se as fibrilas fosse juntadas por um velcro microscópico.
    Embora pareça um feito notável, a produção de seda a partir de whey protein ainda está engatinhando. Tudo o que os cientistas suecos foram capazes de produzir foram fibras de seda artificial com cinco milímetros de comprimento e qualidade mediana. No entanto, Lendel afirma que a whey protein foi usada apenas como prova de conceito. Assim, os monstros de academia de ginástica não precisam se preocupar com cientistas roubando seus estoques de whey protein: a qualidade (e quantidade) da seda artificial deve melhorar com o uso de novas fontes de fibrilas.
    Referencia: Fredrik Lundell, Christofer Lendel et. al. Flow-assisted assembly of nanostructured protein microfibers [Montagem assistida por fluxo de microfibras de proteína nanoestruturadas] Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), Published online before print January 25, 2017; DOI: 10.1073/pnas.1617260114

    segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

    CIDADE SECRETA SOB A GROELÂNDIA E SEUS RESÍDUOS

    ALÔ PESSOAL!
    TUDO BEM?
    E os vestibulares?
    Saiu uma reportagem sobre o que está escondido sob o gelo da Groelândia.
    Leia, na íntegra:



    Parece o enredo de um filme de ficção científica: uma cidade soterrada no gelo onde os engenheiros do exército americano realizaram em segredo pesquisas com armas nucleares.
    Mas o acampamento que ficava na Groenlândia durante a guerra fria não é apenas real – ele representa uma séria preocupação que envolve lixo tóxico, que pode vir à tona caso o gelo comece a derreter.
    A NASA mostrou previsões no derretimento da camada de gelo sobre o acampamento – e isso poderá chegar a 5 metros por ano, em algumas décadas.
    Engenheiros do exército americano construíram uma rede de túneis no gelo da Groenlândia no início dos anos 60 – uma “cidade secreta” alimentada por seu próprio reator nuclear.
    A base “Camp Century” foi altamente divulgada, mas seu verdadeiro propósito era secreto: construir locais de lançamento de mísseis nucleares perto da União Soviética.

    A NASA diz: “Quando os construtores do acampamento começaram a armazenar resíduos no manto de gelo da Groenlândia, eles tinham seus motivos para não se preocuparem. A neve e o gelo continuariam a se acumular, selando a base militar da guerra fria – ou isso era o que eles pensavam na época. Mas os construtores não conseguiram prever que, um dia, essas camadas de gelo começariam a derreter.
    A área rosada ao redor do acampamento sugere que em 2090 a área começará a perder gelo… O gelo derretido pode transportar os produtos nucleares mais para dentro, antes que a superfície fique exposta, de acordo com o estudo feito no local.
    A base com o reator nuclear – que também tinha um hospital e uma igreja em seus túneis – foi removida há muito tempo, mas os resíduos radioativos permaneceram lá.

    O “Camp Century” foi construído por engenheiros do exército americano em 1959, mas foi abandonado em 1967, quando os pesquisadores perceberam que a geleira estava se movendo.
    Acreditando que o local permaneceria congelado perpetuamente, o exército americano removeu o reator nuclear, mas deixou os resíduos radioativos no local, equivalentes à massa de 30 aviões Airbus A320, sepultados na neve.
    A NASA diz: O “Camp Century” contém 200.000 litros de combustível e 24.000.000 litros de resíduos em suas águas, incluindo as de esgoto. Ele contém uma quantidade desconhecida de resíduos radioativos de baixo nível e bifenilos policlorados.”
    Rob WaughYahoo News UK

    Arquivo do blog