sábado, 16 de abril de 2011

DETERGENTES BIODEGRADÁVEIS



ALÔ PESSOAL!!!!!!!!

De molho na cozinha e pensando: Afinal qual a diferença entre detergente biodegradável e o não biodegradável?

Claro que sei que um agride a natureza e o outro, menos. Mas o que tem na fórmula dos " benditos" para provocar esse efeito?

Olhando para as cadeias já dá para perceber!

A cadeia dos detergentes biodegradaveis não possuem ramificações, são cadeias retas com a ponta de sódio para"grudar " na água. Lembra que o detergente funciona como uma ponte unindo a gordura e a água? O lado inorgânico pega na água e o lado orgânico na gordura!
Já os detergentes não biodegradáveis são de cadeia ramificada, como acima!
Os detergentes em geral são feitos a partir da mistura de alquil-benzeno-sulfonatos. A maioria destes detergentes vai parar em rios através da rede de esgoto, eles são responsáveis pela poluição conhecida como cisnes-de-detergentes: espumas esbranquiçadas e densas que impedem a entrada de gás oxigênio na água, o que afeta as formas aeróbicas aquáticas. Por que as ramificações da cadeia carbônica tornam o detergente não biodegradável? Os micro-organismos existentes na água produzem enzimas capazes de quebrar as moléculas de cadeias lineares presentes nos detergentes biodegradáveis. Mas essas mesmas enzimas não reconhecem as cadeias ramificadas presentes nos detergentes não biodegradáveis, por esse motivo eles permanecem na água sem sofrer decomposição.

Grande lance esse do reconhecimento dos microorganismos!

XQUÍMICA TOTAL ECOLÓGICO!

(foto e fonte adaptada:http://www.mundoeducacao.com.br)

2 comentários:

Unknown disse...

Bom dia! Excelente o teu Blog. Informação de fácil compreensão e entendimento. Estou recomendando a todos que estão preparando-se para prestar exame vestibular. Parabéns! Mateus Gularte

XQUIMICA disse...

Obrigada Mateus pelos elogios e por acessar o XQUIMICA.
E,fico muito feliz de poder ajudar !

Arquivo do blog