![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiXfAzZriMQs7f0zkj41dfQ_cBF1W9x_O7BzyxMnz7RNy71tyOkTWCqVvX_BTpAChV4_1SOwiJSPZK0TXUkJStGU5LZijvjrqlDWBGaLy-SsSfzN-znW61pYWmn5Bez1BxQc4ckNHBC2Ss/s320/rio_negro_beach_close.gif)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgIyYO4v7PPcGDNnFrWo-XZDzAh5NYO0ZXic-G_rkQE2WVeqc3jLuoiyh58TvqbrPhx_gtc52uW-yffq8EfUw4-2ii53ARZPieXpS5dTKhMh2HgFEbR0vYlJ7ZDFKipn_Ykko0cPbmtugs/s320/RIO+NEGRO.jpg)
ESTIVE EM MANAUS.
FUI VER O RIO NEGRO. ACHEI QUE ERA SOMENTE UMA FORÇA DE EXPRESSÃO. MAS O RIO É PRETO MESMO!!!!!!!
FUI PROCURAR O PORQUÊ, E LÁ VAI:
O rio Negro Rio Negro apresenta um elevado grau de acidez, com pH 3,8 a 4,9 devido à grande quantidade de ácidos orgânicos provenientes da decomposição da vegetação. Por isso, a água apresenta uma coloração escura (parecida com a do chá preto). Em alguns pontos o reflexo das árvores na água é como a de um espelho. A visibilidade varia entre 1,50 e 2,50 metros. Devido a esse baixo pH, os insetos não se proliferam e quase não há mosquitos na região. É conhecido como o "rio da fome".
A cor escura das águas do rio Negro, que contrasta com a limpidez de seu principal afluente, o Branco, e com o barrento Solimões, deve-se principalmente a sua transparência e à pequena quantidade de argilas em suspensão. A cidade de Manaus, capital do estado do Amazonas, é banhada por este rio.
É MUITO INTERESSANTE VER, QUE NESSA ÉPOCA, O RIO VAI DESCENDO, EXPONDO SUAS MARGENS. FORMAM-SE "PRAIAS" DE AREIA BRANCA E FININHA, QUE NÃO PARECE LEITO DE RIO!
na foto acima dá para ver bem a cor escura das águas e a areia branca...
E DA UNIÃO DO RIO NEGRO COM O RIO SOLIMÕES, NO FAMOSO ENCONTRO DAS ÁGUAS, FORMA-SE O RIO AMAZONAS BRASILEIRO!
Nenhum comentário:
Postar um comentário