ALÔ PESSOAL!!
Mais um final de ano chegando!
Relembrando conceitos importantes:
No experimento feito pelo CANAL XQUIMICA nossa meta é mostrar a descoloração do permanganato frente ao ácido acético e sua coloração intensa com o hidróxido de sódio.
E o mais importante, mostrar a reação de simples troca entre a solução de sulfato de cobre e o alumínio.
KMnO4 não é usado como indicador.
Os indicadores são substancias que mudam sua cor devido à ação de um ácido ou uma base.
Os principais são:
Fenolftaleína: é um indicador líquido que fica incolor em meio ácido e rosa intenso em meio básico:
Papel de tornassol: Fica com cor azul na presença de bases e adquire cor vermelha na presença de ácidos
Outros indicadores utilizados:
fonte: mundo educação.bol.uol.com.br
Quanto ao permanganato de potássio, maiores informações:
É utilizado principalmente no tratamento da catapora (varicela) pois ajuda a secar os ferimentos. É usado também como agente oxidante em muitas reações químicas em laboratório e na indústria. Também é utilizado como desinfetante em desodorantes. É usado para tratar algumas enfermidades parasitarias dos pés, no tratamento da água para torná-la potável e como antídoto em casos de envenenamento por fósforo. Na África, muitos o utilizam para desinfetar vegetais com a finalidade de neutralizar qualquer bactéria presente. Soluções diluídas (0,25%) são utilizadas como enxaguantes bucais e, na concentração de 1 %, como desinfetante para as mãos.
É usado como reagente na síntese de muitos compostos químicos. Em química analítica, uma solução de aquosa padrão é usada com frequência como titulante oxidante em titulações redox devido a sua intensa coloração violeta.
O permanganato se reduz ao cátion , Mn+2, incolor, em soluções ácidas. Em soluções neutras, o permanganato se reduz a MnO2, um precipitado marrom na qual o manganês tem um estado de oxidação 4+. Em soluções alcalinas, se reduz a um estado de oxidação 6+, formando o K2MnO4.
É utilizado terapeuticamente na medicina como antisséptico tópico na pele em pequenas lesões de pele.
fonte: Wikipédia
Adorei
ResponderExcluir