segunda-feira, 4 de abril de 2011

CRISTAL LÍQUIDO


OLÁ PESSOAL!!!!!

Como estão?

E abril chegou!!!!!!

Como esse tempo passa rápido, daqui a pouco já é final de ano...

Mas hoje vamos falar de cristal líquido: ao lado uma foto de uma das fases do cristal líquido.

Esse material transformou os mostradores eletronicos e não é sólido, nem líquido e sim um estado intermediário entre so dois.

São substancias que escoam com líquidos viscosos, mas mantém suas moléculas em arranjo ordenado, como um cristal.

É exemplo de mesofase, ou seja, estado intermediário da matéria onde há a fluidez de um líquido e o arranjo ordenado de um sólido.Estã osendo muito usados na indústria eletrônica porque respondem bem a mudanças de temperatura e campo elétrico.

Uma molécula de cristal líquido típica é o p-azoxi-anisol , longa com a forma de bastão.Essa forma faz com que as moléculas se empilhem juntas, como espaguete não cozido : ficam paralelas umas às outras mas tem a liberdade para escorregar umas sobre as outras ao longo do eixo principal.

Há tres classes de cristais líquidos que diferem no arranjo da moléculas: fase nemática , onde as moléculas ficam juntas, todas na mesma direção, mas umas atrasadas em relação às outras.

Na fase esmética as moléculas formam camadas e as moléculas se alinham ( as paredes celulares são formadas de cristais nesse estado ).Na fase colésterica as moléculas formam camadas ordenadas , porém as camadas vizinhas tem as moléculas em arranjos helicoidais, formando ângulos .

Onde são usados?

Aguarde o próximo post!

( foto: wikipédia) (texto:Princípios da Química - P. Atkins e L. Jones)

Nenhum comentário:

Postar um comentário