![](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_vp7NCkueUMFnJ6uvMLiNvERbgjUgOBXlPKeoXFFnaV2YC25upR8kb8pYQmQrmXSOkratxJYRRkDcNcXfMteZtdV22wqdVGgvCAwz7Go5nIsKnjYiSciuodDdbFm9UyAUx3Xib2P32jP4k=s0-d)
OLÁ PESSOAL!!!!!!!!!
Segundinha de sol, e lá vou eu com o aquecimento global.
Nesse mes a SUPER levanta algumas questões sobre os novos estudos que revelam que o problema vem de onde menos se espera : mar, nuvens, plantas podem estar contribuindo para piorar os efeitos do CO2.
MAS COMO ASSIM???????
NUVENS E PARTÍCULAS EM SUSPENSÃO
Quanto mais o planeta esquenta, mais água evapora ( oceanos, mares, rios) . Essa água vai para o estado gasoso e incorporada à atmosfera. Mas esse vapor de água forma uma barreira que ajuda a reter o calor na Terra.
As nuvens são brancas e essa cor é boa porque reflete a radiação solar rebatendo parte do calor que chega à Terra. Mas...
acima de 6 km tem o efeito oposto: impedem que o calor se dissipe na atmosfera!
A queima de combustíveis fósseis gera CO2 e esquenta o planeta. Sabia que certos tipos de poluição ,como o dióxido de enxofre liberado pelos vulcões, refletem radiação solar, ajudando a resfriar a Terra???
PLANTAS E CO2
As folhas das plantas tem poros ( estômatos) pelos quais ela absorve CO2. A planta também usa esses poros para transpirar, o que reduz sua temperatura interna e , a do ambiente ( note que em áreas com muitas árvores a temperatura é sempre menor) .
Em um primeiro momento o aumento da concentração de CO2 na atmosfera é bom para a planta - porque esse gás é usado durante a fotossíntese. Ela absorve mais CO2 e cresce mais.
O problema é que esse CO2 satura os estômatos, que encolhem e não conseguem fazer a transpiração. Em vez de refrigerar o ambiente e a si própria, a palnta fica quente - e o entorno também.
Vamos aguardar o novo relatório do IPCC que conta com 831 cientistas( espalhados ao redor do mundo) e deve ficar pronto entre 2013 e 2014, que aborda essas e outras! questões .
Até lá o que for novidade, dá uma chegada aqui no XQUIMICA !
(texto retirado da edição n°282 da SUPER )
(imagem:www.estadao.com.br)