quinta-feira, 13 de maio de 2010
HIBRIDIZAÇÕES - SP- SP2- SP3 ....
Sempre surgem dúvidas quanto à hibridização dos orbitais atomicos: sp, sp2, sp3...
Neste video voce tem a chance de entender!!!!!!! Além do mais é muito bonitinho!
XQUIMICA ORBITANDO!
quarta-feira, 12 de maio de 2010
COMO SE CHEIRA?
segunda-feira, 10 de maio de 2010
CÁLCULO ESTEQUIOMÉTRICO- A DOR DE CABEÇA!
SIGA OS PASSOS ABAIXO:
1.° passo – Montar e balancear a equação química.
2.° passo – Escrever a proporção em mols (coeficientes da equação balanceada).
3.° passo – Adaptar a proporção em mols às unidades usadas no enunciado do exercício (massa, volume nas CNTP, n.° de moléculas etc).
4.° passo – Efetuar a regra de três com os dados do exercício.
Equações químicas As reações que os elementos têm entre si para formar um composto são representadas por equações químicas. Exemplo da reação do hidrogênio com o oxigênio para formar água:
2H2(g) + O2 (g) --> 2H2O (g)
As substâncias no lado esquerdo são chamadas reagentes e, no lado direito, produtos. Os números antes dos símbolos (omitido se for 1) indicam a quantidade de moléculas. Os símbolos entre parênteses indicam o estado físico: (s) sólido, (l) líquido, (g) gasoso e (aq) solução aquosa (muitas substâncias só reagem em solução aquosa).
Lembrar que a equação química indica a possibilidade de uma reação. Isto significa que a reação nem sempre ocorrerá com o simples contato físico das substâncias. Algumas precisam de aquecimento, outras,de meio aquoso, outras,de ignição (é o caso do exemplo),etc. Uma equação química deve ser balanceada, isto é, cada elemento deve ter o mesmo número de átomos em ambos os lados da equação. No exemplo dado, esta condição está satisfeita. O balanceamento significa a necessária igualdade de massas entre os dois lados da equação uma vez que não pode haver perda ou ganho de massa. .(http://www.colegioweb.com.br/quimica )
Quando eu estou dando aulas sobre isso costumo montar uma tabela :
------- 2 H2(g) + 1O2(g) --> 2 H2O (g)
massa------2x1x2=2g 2x16=32g 2x( 1x2+16) = 2x18=36 g
mol ------- 2 -------1 ----2
volume---- 2x22,4 l ---- 1x22,4 l ----2x 22,4 l
Obs: o volume só "vale" para gases: um mol de gás, nas CNTP ocupa 22,4 litros de volume.
A massa acima é a massa molar.
Agora veja:
Se eu tiver 800 gramas de gás oxigênio qual o volume de água obtido?
----- 800 gramas de O2(dado) ----------- y litros de H2O( pergunta )
---------32 g de O2( tabela) ----------------- 44,8 litros de H2O ( tabela)
fazendo regra de tres: 800 x 44,8 = y x 32
---------------- y = 800 x 44,8 / 32 = 1120 litros de água produzidos.
XQUIMICA FAZENDO UM CÁLCULO PARA VOCE FAZER CÁLCULOS!
SUPERÓXIDOS
ALÔ PESSOAL! COMO ESTÃO?
Leram a matéria que saiu na "Veja" sobre traduções?
O GOOGLE , maior rede de busca também tem a mais eficaz rede de transliteração.Assim é que tantas outras pessoas, de tantos outros países, acessam os mais diversos sites, blogs, e se interam sobre o seu conteudo sem perder a compreensão.( então quem ler esse texto vai entender- assim espero!)
E os superóxidos? Li em um livro que els são usados para retirar gás carbonico de naves espaciais, de submarinos, nas estações espaciais e em locais fechados onde a necessidade de remover o CO2 seja necessária.
E com isso é feito? O dóxido de carbono passa através de superóxido de potássio ( amarelo) reage e forma o carbonato de potássio e gás oxigenio.
e de onde vem o superóxido? Leia abaixo!
O anion radical superóxido, mais vulgarmente designado por apenas superóxido, é uma espécie reativa de oxigênio. A sua fórmula química é O2•-, encontrando-se por vezes a notação mais simples O2-. Atua normalmente como um poderoso agente oxidante, podendo ser produzido em sistemas vivos.
Os óxidos CsO2, RbO2, KO2 e NaO2 são preparados através da reação de O2 com os respectivos metais alcalinos. ( lembra, família 1A)
Estes óxidos têm uma cor entre o amarelo e o laranja e são bastante estáveis desde que mantidos secos. Quando estes óxidos são dissolvidos numa solução contendo água, o superóxido sofre dismutação:
2 O2•- + 2 H2O → O2 + H2O2 + 2 OH−
Como outros sais, os sais de superóxido também se decompõem na ausência de água, através de aquecimento:
2MO2 → M2O2 + O2
em que M é um metal alcalino. Esta reação é a base do uso do superóxido de potássio, KO2, em geradores químicos de oxigénio, como os usados em espaçonaves e submarinos.(Wikipédia , adaptado)