segunda-feira, 23 de novembro de 2015

MOLUSCOS- OLHOS DE CRISTAIS DE ARAGONITA

ALÔ PESSOAL!!!!
Novidades!
Na Science News Chemistry há uma pesquisa sobre os olhos de "aragonita"


Definição de aragonita:


 Aragonita , assim como a calcita e a vaterita, é uma das formas cristalinas do carbonato de cálcio, que cristaliza no sistema ortorrómbico, sendo muito menos estável e mais solúvel em água que a calcita. Forma geralmente agregados fibrosos com gipsita e minerais de ferro. Brilho vítreo. (Wikipédia)



foto: cristaisdecurvelo.com.br


PESQUISA:
A maioria dos olhos na natureza são feitas de moléculas orgânicas. Em contraste, os olhos do chiton – uma espécie de molusco) são feitas do mesmo mineral chamado aragonita cristalina que também monta a armadura corporal. Eles permitem que a túnica perceba mudanças na luz e, portanto, pode responder a aproximação de predadores.

Usando um conjunto de alta resolução , técnicas microscópicas e cristalografia, a equipe desvendou a arquitetura 3-dimensional e a geometria dos olhos, completo com uma córnea exterior, uma lente e uma câmara subjacente que abriga as células fotorreceptoras necessárias para alimentar imagens focadas para os chiton de sistema nervoso. Mais importante, os pesquisadores descobriram que os cristais de aragonita na lente são maiores do que na casca e organizados em alinhamentos mais regulares que permitem que a luz possa passar.


"Ao estudar os olhos isolados, foram identificados como exatamente o material da lente gera um ponto focal definido dentro da câmara que, como uma retina, pode processar imagens de objetos, tais como peixes predadores", disse Ling Li, pesquisador de pós-doutorado trabalhando com Aizenberg e um co-primeiro autor do estudo.

"Nós também aprendemos que o desempenho óptico foi desenvolvido como uma segunda função para a concha. As propriedades do material que são favorecidos pelo desempenho óptico, geralmente não são favorecidos pela robustez mecânica porisso o chiton evoluiu e teve que equilibrar as suas vulnerabilidades mecânicas, limitando o tamanho dos olhos e colocando-os em regiões protegidas por saliências fortes ", disse Li.

Este estudo mostra quanto é incrível a natureza  na resolução de problemas complexos de forma simples e elegante. Descobrindo as regras de design que este organismo simples usa para auto-montar um escudo multi-funcional que proporciona simultaneamente proteção física do ambiente e um olho que pode sentir invasores que se aproxima, a equipe está agora em uma posição para alavancar essas informações para projetar sintético materiais que podem levar a soluções totalmente novas para aplicações industriais e médicas ", disse o Instituto Wyss diretor fundador Don Ingber, MD, Ph.D., que é também o Judah Folkman Professor de Biologia Vascular da Harvard Medical School e do Hospital Infantil de Boston, e Professor de Bioengenharia da SEAS.
The chiton called Acanthopleura granulata was recently found to be able to see with eyes in its protective shell. Researchers wonder if this technique can be used in certain human-made materials. The eyes are the dark, shiny bumps. (Photo : Ling Li and other researchers from the MIT, Harvard and other institutions team)
Acanthopleura granulata pode ver com olhos "instalados" na sua concha protetora.Toda a concha, incluindo os olhos são feitos de aragonita.
Cristais de aragonita nos olhos do chiton são organizados em lentes que podem coletar luz e focá-la para que as imagens completas de objetos próximos, como peixes predadores são formados e processados.

Crédito: Instituto Wyss na Universidade de Harvard



Arquivo do blog