segunda-feira, 27 de junho de 2011

REGRA DE MARKOVNIKOV





ALÔ PESSOAL!!!!!!!!!!

Mas que regra é essa?????? Com este nome!

O fato é que algumas perguntas surgiram sobre o que é e a aplicação da regra de Markovnikov.


Então vamos às explicações:

A regra de Markovnikov é uma regra química, criada em 1870,pelo químico russo Vladimir Vasilevich Markovnikov particularmente importante na química orgânica.

Veja o exemplo acima: uma dupla ligação e uma reação com ácido clorídrico.A regra diz que o H do ácido vai para o carbono mais hidrogenado da dupla ligação e o Cl- ( ion cloreto) vai para o outro carbono da dupla ligação.Essa reação é de adição , ou seja, vamos adicionar ácido clorídrico ao but-1-eno ( ou 1- buteno como na fórmula acima)

O mesmo ocorre quando há adição de Br2, Cl2, que são grupos de átomos "doidos" para receber eletrons.

Exemplo:


Br2 + CH2=CH-CH3--> Br-CH2-BrCH-CH3 veja que o bromo entrou nos dois carbonos da dupla ligação .


Outro exemplo: adição de HCl ao propeno tem como resultado 2- cloropropano, porque o hidrogenio vai primeiro para o carbno mais hidrogenado e o cloro para o outro carbono da dupla ligação.

Entre triplas ligações isso também pode ocorrer, mas um catalisador é necessário: um mol de HBr quando adicionado a um mol de propino, dá como produto 1 mol de 2- bromopropeno. Se for feita uma segunda adição de HBr, o produto derá 2,2- dibromopropano.

Lembre que as duplas e triplas ligações são saturações e as cadeias são saturadas.

Quando a cadeia for insaturada, iso é, somente com simples ligações, a aplicação da regra é a mesma: o halogênio ( Cl2, Br2..) adicionado vai para o carbono com menos hidrogenio e o hidrogenio que sai forma um ácido com o outro halogenio do par, veja abaixo:

XQUIMICA ESCLARECE!
imagens:http://www.iped.com.br e http://www.infoescola.com

Arquivo do blog