sábado, 24 de outubro de 2009

CONSERVA DE SUCOS EM EMBALAGENS





OI, PESSOAL!


Com esse calor dá uma vontade de tomar um suquinho!!!!! Mas só de pensar em pegar as frutas, descascar e centrifugar, dá uma preguiça! Então vamos ao suco de caixinha( tetrapack)
E aí, como eu vou saber que o suco lá dentro está "bom" para beber?
Quem conserva o suco ( o "Deus" das consevas?)
Achei melhor ir procurar, mesmo sedenta, qual a explicação: e não é que achei o ácido cítrico?-olha ele aí em cima!
Veja a realidade ( encontrei em um site:http://www.furg.br)

Fatores que influenciam a vida útil de sucos de frutas

Os sucos de frutas são sistemas complexos que consistem de uma “mistura” aquosa de vários componentes orgânicos voláteis e instáveis, responsáveis pelo sabor e aroma do produto, além de açucares, ácidos, sais minerais, vitaminas e pigmentos. Devido à composição rica em ácidos orgânicos, geralmente , apresentam valores de pH entre 2,0 e 4,5 ; conforme apresentado na tabela abaixo. O pH depende do tipo e concentração de ácido da fruta, da sua espécie, grau de maturação, entre outros fatores. O conteúdo de açucares (carboidratos) é elevado e constituído principalmente por glicose, frutose, várias pentoses e pectinas( quer mais química que isso?)
A conservação dos sucos de frutas é determinada, primeiramente, pela prevenção do desenvolvimento de microorganismos deteriorantes e pela inibição da ação de enzimas naturais, o que é obtido por meio do tratamento térmico a que é submetido o produto e/ou pelo uso de conservantes químicos ou comercialização sob refrigeração/ congelamento. Uma vez controlados esses fatores, a estabilidade dos sucos de frutas está relacionada com a ocorrência de reações químicas complexas que comprometem suas qualidades organolépticas (aroma, cor, sabor, consistência, estabilidade da turbidez, separação das fases sólido / líquido, etc..) e que também acarretam perdas nutricionais (de vitaminas).
Uma das praticas é diminuir o pH com adição de ácido cítrico, málico ou tartárico, dependendo do tipo de ácido característico da fruta.
Aumentar muito a temperatura, 90 a 95 °C , para a eliminação ( matar mesmo!) fungos e bactérias! ( então o suco ferve antes de ir para a caixinha?) E as caixinhas são enchidas quentes!


Nem sei se quero suco agora...sniff!


E por que o suco fica mais escuro que o natural?


A oxidação da vitamina C (ácido ascórbico) também produz compostos com radical carbonila que reagem com grupos amino e por polimerização produzem pigmentos escuros, os quais são responsáveis pelo escurecimento dos sucos que contêm ácido ascórbico.( laranja, limão, abacaxi)
viram só???????
WITHOUT CHEMISTRY WITHOUT SUCO!
bom domingo para todos!




Nenhum comentário:

Arquivo do blog