domingo, 18 de outubro de 2009

400°C - PROVAVEL EXPLICAÇÃO!

AH! SE VOCE NÃO TEM NADA PARA FAZER, LEIA UM POUCO O XQUIMICA! É BOM E FAZ BEM( PELO MENOS MAL NÃO FAZ!) CURTA ESSE HORÁRIO DE VERÃO-CHUVA! para todos, que como eu ficaram na dúvida sobre esse mistério-nem-tão -misterioso, aí vão as explicações ! ACIMA LOCAL ONDE OCORREU O CALOR
Gás metano provável culpado pelo incidente de Umm Jouzeh
Salt – “Fumaça e calor intenso descobertos emergindo do chão em uma área de Umm Jouzeh, próxima de Rmemin, na terça-feira, foram provavelmente provocados por uma reação química que acendeu um depósito subterrâneo de gás metano, um perito disse nesta quarta-feira.
O presidente da Associação de Geólogos Jordanianos, Bahjat Odwan, disse ao Jordan Times ontem que a área emitindo calor possuía em verdade 20 metros quadrados, adicionando que o calor emanava de um pequeno buraco.
Depois que a área foi resfriada e a terra revirada, funcionários locais cavara uma trincheira de 1,5m na área, contou. Análises iniciais mostraram que o local estava saturado com materiais bio-orgânicos acumulados e gás metano.
Devido a reações químicas, o gás, que é altamente inflamável, pegou fogo na área, produzindo temperaturas medidas em 180 graus C, disse Odwan.
Depois que o solo da área foi revirado e a área aberta com o auxílio de tratores, o gás preso no solo foi liberado. Bombeiros resfriaram a área com água, e o local tornou-se seguro, a Associação Jordaniana de Geólogos informou ontem”.
[Jordan Times: Methane gas likely to blame for Umm Jouzeh incident]
Ou seja, a explicação às ovelhas vaporizadas calcinadas é lixo, ou mais precisamente, esgoto. A própria notícia original, antes mesmo que o local fosse investigado e o perigo contido, já mencionava a provável explicação, embora o wire da EFE tenha confundido um pouco a história omitindo alguns detalhes e trocando a ordem de alguns fatos – a rede de esgotos é a fonte dos materiais orgânicos. No fórum CeticismoAberto, José Ildefonso também já indicava a explicação correta desde ontem.
Gás metano, produzido pela decomposição de matéria orgânica e entrando em combustão, também é conhecido como fogo fátuo, relacionado a todo tipo de lendas indo de fantasmas a extraterrestres, neste último caso conhecido também como o infame “gás dos pântanos”.
O caso recente lembrou-me dos eventos no ano de 2004 em Canneto di Caronia, na Itália, quando fogos “misteriosos” relacionados a equipamentos elétricos, incluindo supostamente mesmo alguns não conectados à rede elétrica, teriam entrado em combustão espontaneamente. Investigações oficiais não chegaram a conclusões, chegando mesmo a sugerir a ação de eletricidade estática de “fontes externas”, com oficiais fazendo declarações duvidosas sobre a possível ação de alienígenas ou mesmo forças demoníacas. Outras especulações giram em torno de atividade vulcânica e mesmo, como na Jordânia, gás metano (em inglês).
( texto de www.sedentario.org -obrigada!)

Nenhum comentário:

Arquivo do blog