terça-feira, 22 de setembro de 2009

GLICOSE E FRUTOSE SÃO ISOMEROS!


Ainda estamos na isomeria, agora vista de uma forma mais concreta: os açúcares que voce ingere.Bonitinhas as pedrinhas docinhas aí em cima!

Frutose ( como o nome diz...) vem das frutas!



Frutose é um monossacarídeo (C6H12O6), com os carbonos dispostos em anel, muito encontrado em frutas.


É mais doce que a sacarose, que é o açucar refinado comum, encontrada em cana-de-açúcar, que é um dissacarídeo proveniente da junção da frutose com glicose (dextrose).A frutose também é encontrada em cereais, vegetais e no mel.

A glicose, glucose ou dextrose, um monossacarídeo, é o carboidrato mais importante na biologia As células a usam como fonte de energia e intermediário metabólico. A glicose é um dos principais produtos da fotossíntese . É um cristal sólido de sabor adocicado, de formula molecular C6H12O6, encontrado na natureza na forma livre ou combinada. Juntamente com a frutose e a galactose, é o carboidrato fundamental de carboidratos maiores, como sacarose e maltose.
É encontrada nas uvas e em vários frutos. Industrialmente é obtida a partir do amido.
No metabolismo, a glicose é uma das principais fontes de energia e fornece 4 calorias de energia por grama. A glicose hidratada (como no soro glicosado) fornece 3,4 calorias por grama. No processo de respiração celular dá origem a energia química (armazenada em moléculas de ATP - entre 36 e 38 moléculas de ATP por moléculas de glucose), gás carbônico e água.
Apresenta fórmula mínima: CH2O

A glicose e a frutose são isomeros, tem a mesma fórmula molecular!
Ai, deu vontade de comer um doce!!!!!!!!bemmmmmmm doce! como bolo de chocolate recheado de coco com brigadeiro por cima!!!!!!!
Também é isomeria!!!!!!!!! KIMIK IS EVERYTHING!

Nenhum comentário:

Arquivo do blog