domingo, 20 de setembro de 2009

ÉTER- O ANESTÉSICO!


PESSOAL!!!!!!!!! O XQUIMICA TEM MAIS DE 50000 ACESSOS!!!!!!! MUITO OBRIGADA A TODOS!
Então, aproveitando a onda orgânica, vamos falar de éter.Segundo a Wikipédia e meus livros, claro!

Éter é uma função orgânica, caracterizados pela presença de um átomo de oxigênio ligado a dois (e entre estes) de carbono da cadeia. Podem ser formados pela desidratação intramolecular de álcoois.Lembre que um álcool tem OH. Ou seja são compostos orgânicos derivados teoricamente dos álcoois pela substituição do H do grupo –OH por um radical derivado de hidrocarboneto
O etoxietano, também conhecido como éter etílico, éter sulfúrico, ou simplesmente éter, tem fórmula molecular C4H10O e fórmula estrutural CH3CH2-O-CH2CH3( lembre fórmula molecular é a quantidade de elementos presentes e fórmula estrutural indica como esses elementos estão ligados!) É uma substância líquida volátil e altamente inflamável. Utilizado inicialmente como anestésico, foi abandonado pelo risco de explosão e dependência!
Os traficantes utilizam o éter como solvente para separar a cocaína da pasta feita com as folhas de coca. Para voce ter uma idéia o ponto de ebulição do éter etílico é 35°C !
Causa dependência física e psicológica importante após 30 a 40 dias de uso freqüente.
Junto ao clorofórmio é componente do Lança Perfume, que era usado no Brasil durante o Carnaval através da aspiração em lenços molhados com a substância até que foi proibido.
No Brasil, é vendido em farmácias normalmente misturado ao álcool etílico, devido a sua volatilidade e para evitar usos ilícitos.
Acima voce vê a fórmula estrutural, com os carbonos em preto , o oxigênio em vermelho e os hidrogênios em branco.
Na outra foto o vidro com o líquido usado como anéstesico!
Não esquece que o éter é poderoso e perigoso!
CHEMIE, CHEMISTRY, KIMIK , SEMPRE ICI!

4 comentários:

Victor disse...

Agora não tem mais como eu esquecer hahaa!

XQUIMICA disse...

olá, Victor!
Vc está se revelando !!!!!!!! excelente aluno!

Unknown disse...

Boa tarde pelo que entendi ele e muito perigosso como ele era utilizado pra sirujias quantos minutos leva pra pessoa desmaia e quanto tempo a pessoa passa desmaiado.

XQUIMICA disse...

Obrigada por acessar XQUIMICA, Augusto!
O tempo em que a pessoa perde os sentidos depende do peso, altura e idade da pessoa. Esse anestésico é usado em cirurgias de pequeno porte.
Assim que começa a inalação, a pessoa "apaga".
XQUIMICA

Arquivo do blog