terça-feira, 10 de março de 2009

VINIL - DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS




ESSES CHINELINHOS SÃO FEITOS DE VINIL , ASSIM COMO O DISCO.
QUAL A SEMELHANÇA ENTRE ELES?
O QUE É VINIL, AFINAL?
ESTAVA DANDO AULA HOJE E TEM UM RADICAL DE ORGÂNICA QUE CHAMA "VINIL":
É QUANDO , DE UM ETENO, VOCE TIRA UM HIDROGÊNIO.
O cloreto de polivinila (também policloreto de vinila; nome IUPAC policloroeteno) mais conhecido por O cloreto de polivinila (também policloreto de vinila; nome IUPAC policloroeteno) mais conhecido por PVC (da sua designação em inglês Polyvinyl chloride) é um plástico não 100% originário do petróleo. O PVC contém, em peso, 57% de cloro (derivado do cloreto de sódio - sal de cozinha) e 43% de eteno (derivado do petróleo). Como todo plástico, o vinil é feito a partir de repetidos processos de polimerização que convertem hidrocarbonetos, contidos em materiais como o petróleo, em um único composto chamado polímero. O vinil é formado basicamente por etileno e cloro.
Este dá ao vinil duas vantagens, a de não ser tão vulnerável às mudanças de preço no mercado de petróleo e de não ser um bom combustível como os derivados de petróleo.
Por uma reação química, o etileno e o cloro combinam-se formando o diclorato de etileno, que por sua vez é transformado em um gás chamado "VCM" (Vinyl chloride monomer, em português cloreto de vinila). O passo final é a polimerização, que converte o monómero num polímero de vinil, que é o PVC, ou simplesmente, vinil.
As resinas de PVC são comercializadas usualmente na forma de um pó branco e fino, ao qual deverão ser adicionados aditivos que tornam o PVC processável.A mistura de resina de PVC com os aditivos é conhecida como composto de PVC ou composto vinílico, e dependendo das substâncias adicionadas e suas quantidades é possível moldar artigos em PVC com aspecto desde o totalmente rígido (tal como um tubo para distribuição de água potável) ou ainda tão flexível e com aspecto borrachoso como uma mangueira de jardim.
Já o vinil, bolachão, disco, é um plástico rígido.
Trata-se uma bolacha de material plástico, usualmente de cor preta, que registra informações de áudio, as quais podem ser reproduzidas através de um toca-discos. O disco de vinil possui micro-sulcos ou ranhuras em forma espiralada que conduzem a agulha do toca-discos da borda externa até o centro no sentido horário. Trata-se de uma gravação analógica, mecânica. Esses sulcos são microscópicos e fazem a agulha vibrar, essa vibração é transformada em sinal elétrico e por fim amplificado e transformado em som audível (música).(Wikipédia)

Nenhum comentário:

Arquivo do blog