quarta-feira, 14 de maio de 2008

BORO!

O boro é um elemento químico de símbolo B , número atômico 5 ( 5 prótons e 5 elétrons ) com massa atómica 11 u. É um sólido na temperatura ambiente, classificado como semi-metal ou metalóide, semicondutor, tri valente que existe abundantemente no mineral bórax. Apresenta dois alotrópos: boro amorfo que é um pó marrom e boro metálico, cristalino, que é negro.
Fibras de boro são usadas em aplicações mecânicas especiais , como no âmbito aeroespacial.
O boro foi identificado como elemento químico por
Jöns Jacob Berzelius em 1824.
O boro arde com chama verde e entre as caractersticas ópticas deste elemento, se incluí a transmissão de radiação infravermelha. Na temperatura ambiente sua condutibidade elétrica é pequena, porém é bom condutor de eletricidade em temperaturas altas.

O nitreto de boro é um isolante elétrico, porém conduz o calor .O composto de boro de maior importância econômica é o bórax, empregado em grandes quantidades para a fabricação de fibras de vidro e perborato de sódio.
O Boro é usado em reatores nucleares com a função de materiais de controle, é usado para controlar e até mesmo finalizar a reação de fissão nuclear em cadeia, pois o Boro é um otimo absorvente de Neutrons. Outros usos:
Fibras de boro são usadas em aplicações mecânicas especiais , como no âmbito aeroespacial.
O boro amorfo é usado em fogos de artifício devido a coloração
verde!Sabe aquele verdinho dos fogos ? É BORO!!!!!!!
sabe aquelas formas de vidro que vão para oforno? Tipo Pirex? Então, na composição entra boro! e Na América do Norte o ácido bórico ( B (OH) 3 ) é usado par matar baratas! E o perborato de sódio é usado como alvejante....
Segue abaixo uma foto de boráx, ou seja, o minério de onde é extraído o boro.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Fazendo a vida ser interessante