domingo, 17 de fevereiro de 2008

CHOCOLATE COMO COMBUSTÍVEL?????

ESSA FOI ENVIADA PELA PRISCILA, E EU ACHEI MUITO INTERESSANTE !!!!!!!

Nem Willy Wonka, personagem do filme "A fantástica fábrica de chocolate", poderia imaginar que um dia o chocolate viraria combustível de carros utilitários esportivos.
O grupo inglês Ecotec criou uma maneira de transformar os resíduos e subprodutos do processo de fabricação dessa guloseima em bioetanol, depois foi só adicionar um pouco de óleo vegetal para criar o primeiro biodiesel à base de chocolate – tudo de maneira ecologicamente correta e muito sustentável.
E para testar esse novo chocodiesel, dois ingleses farão uma viagem de 7,2 mil quilômetros em uma Land Cruiser SUV, da Toyota. No dia 26 de novembro, eles sairão de Poole, na costa sul da Inglaterra, com destino ao Timbuktu (em Mali, na África). O plano é entregar um "presente" para uma ONG local – uma pequena unidade de produção de biocombustíveis. Essa mini-indústria irá produzir combustível usando fontes renováveis e sustentáveis.
No comando do BioTruck estarão os ingleses Andy Pag e John Grimshaw. E Andy explica: ""Isso é para mostrar que se pode ter biocombustíveis ambientalmente corretos e que não é preciso converter os motores a diesel normais para usá-lo".
Andy também acha importante mostrar para as pessoas que, por utilizar "restos" da produção de chocolates, o novo biodiesel não afeta a indústria de alimentos e, por isso, "nem todos os biocombustíveis são maus...", disse ele.
E para deixar essa viagem de 3 semanas ainda mais sustentável, a empresa de energia verde CarbonAided irá registrar e avaliar todo o gasto carbônico para ter certeza de que tudo saiu como planejado – sem sujar demais o planeta.
E por mais deliciosa que essa idéia pareça, infelizmente o carro não libera aquele agradável odor. "Não! Receio que o escapamento não cheire a chocolate", lamenta Pag, irônico.
FONTE: http://super.abril.uol.com.br/blogs/planeta/62393_imprimir.shtml


OUTRA NOTICIA DO MM ASSUNTO..MAIS DE SITE DIFERENTE
Os chocólatras podem atenuar qualquer culpa que eventualmente sintam graças a um novo processo que transforma os subprodutos da fabricação do chocolate em biocombustível —de modo que a guloseima se torna "ecologicamente correta". Um caminhão abastecido com esse biocombustível vai partir neste mês de Poole (costa sul da Inglaterra) para o Mali (África) numa missão humanitária. "O dejeto do chocolate costumava ser usado em aterros. Mas agora
podemos fazê-lo viajar como biocombustível", disse o organizador Andy Pag, que será um dos dois motoristas da viagem. A empresa Ecotec, do noroeste da Inglaterra, pegou o lixo do processo de fabricação do chocolate, transformou-o em bioetanol e o misturou com óleo vegetal para produzir biodiesel. Alguns biocombustíveis são criticados por usarem material que poderia ter finalidade alimentícia ou por incentivar o desmatamento — no espaço usado para grandes canaviais, por exemplo. "Isso é para mostrar que se pode ter biocombustíveis ambientalmente corretos e que não é preciso converter os motores a diesel normais para usá-lo", disse Pag à Reuters. O BioTruck parte em 26 de novembro e deve levar cerca de três semanas para percorrer os 7,2 mil quilômetros até Timbuktu, onde vai entregar uma pequena unidade de produção de biocombustíveis a uma ONG local. Mas que ninguém espere um aroma apetitoso quando o caminhão passar. "Não! Receio que o escapamento não cheire a chocolate,"

http://www.institutopostoecologico.com.br/noticias_detalhes2.php?id_noticia=5025

Um comentário:

Priscila disse...

hehehe
eu achei super legal
mais primeiro meu irmão que comentou isso cmg de chocolate usado para fzr combustível...quem foi a primeira pessoa q me veio na cabeça? kkk
Dai procurei na net e te mandei =)
Que bom que gostou
sp q eu souber de algo interessante, te mando..
Um super beijo
Pri

Arquivo do blog