quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

BICARBONATO DE SÓDIO OU FERMENTO EM PÓ?

Voce já percebeu que algumas receitas ( principalmente quando vai chocolate) pede a utilização de bicarbonato de sódio e outras pedem o fermento em pó?
Qual a diferença? E a semelhança?
Bom, ambas substâncias fazem o bolo crescer.
A diferença está na composição: o bicarbonato de sódio é uma substancia química simples, formada por sódio, e carbonato ácido : NaHCO3
Já o fermento em pó é o bicarbonato acrescentado de fosfato monocálcio, sulfato de alumínio e sódio, fosfato de alumínio e sódio.
Tanto um como outro são usados na levedação: no meio da massa são formados milhões de minúsculas bolhas de gás CO2.
Essas bolhas são expandidas pelo calor do forno que cozinha a massa e deixa as belas bolhinhas presas, o que torna o bolo fofo, leve e saboroso.
Se voce abrir o forno no meio do processo, o ar frio entra no forno, o ar quente sai e o bolo ( que estava crescendo) murcha terrivelmente!!!!!!!

Papo químico: a ação do fermento é feita da seguinte forma: H2CO3 --> H2O + CO2 , ou seja todo carbonato e bicarbonato liberam gás quando em contato com qualqluer liquido ácido ( soro do leite, creme de leite, iogurte )

quando fizerem bolo, lembrem da química!!!!!

3 comentários:

Priscila disse...

qdo eu fizer um bolo eu vo lembrar da quimica, pq eu sp abro o forno antes de tá pronto dai ferra td rs =S

ludwigonzaga disse...

Olá, sou leigo em quimica, mas fiquei curioso: no final voce fala que tanto o bicarbonato quanto pó liberam oxigenio quando em contato com meio ácido; significa dizer que se eu acrescentar um pouquinho de suco de limao à receita, vai ficar mais fofinho? Obrigado...Ludwig 72 anos, aprendiz de confeiteiro...

XQUIMICA disse...

Obrigada por acessar XQUIMICA!
Ludwig, o acréscimo de um pouco de suco de limão, ou laranja, pode sim tornar o bolo mais fofo. Existem receitas com Coca-Cola , que usam o gás carbônico dessa bebida, ou de qualquer outra gasificada, para ter um bolo mais fofo.
Mas você terá que lidar também com o sabor que esses ácidos podem deixar!
Boa confeitaria para você !
Abraços
XQIMICA

Arquivo do blog